Panamá anuncia importação de fertilizantes para o arroz

 Panamá anuncia importação de fertilizantes para o arroz

(Por Rádio Panamá) O diretor de Agricultura do MIDA, Reinaldo Solís, apresentou um relatório de semeadura onde indicou que até 13 de maio havia um avanço de preparo do solo de 18.822 hectares com 254 produtores e 9.028,7 hectares foram plantados com 207 produtores. Anúncio da chegada de navios com mantimentos para garantir a produção de arroz no país

Para monitorar permanentemente o problema do aumento de insumos agrícolas e garantir a produção de arroz no país, a recém-formada comissão de alto nível se reuniu nesta quarta-feira, com a participação de produtores, moleiros, distribuidores de insumos, bancos estaduais e instituições governamentais. pelo Ministro do Desenvolvimento Agropecuário, Augusto Valderrama, em Santiago de Veraguas.

Valderrama disse que como parte das respostas dadas nesta reunião, a chegada de navios com fertilizantes foi anunciada a partir da próxima semana e estão sendo garantidas as compras com importadoras, o que garante o abastecimento e também outra que agiliza a compra de outros itens do setor agrícola, como fungicidas, inseticidas e produtos químicos.

O ministro sublinhou que a época de preparação do solo e plantação de arroz está a avançar e que existem cerca de 500 hectares a mais face a esta mesma data do ano passado, o que reflete que apesar da pandemia e problemas de abastecimento existe uma motivação por parte dos produtores.

Sobre a questão do crédito por casas comerciais, destacou que se reunirá com representantes do Banco Nacional do Panamá, da Caixa Econômica e da Associação Nacional de Distribuidores de Insumos (ANDIA), para que, junto com o governo, busquem fórmulas para acelerar este processo de apoio ao crédito aos produtores e poder garantir o processo de plantio de arroz para este ano.

Quanto aos pagamentos de compensação de preços, foi dito que mais de 60 milhões de balboas foram pagos dos 80 milhões previstos para este ano, que todos os esforços foram feitos, há o apoio do presidente Cortizo Cohen e na assembleia os recursos foram foi aprovado para concluir o cancelamento. Ele anunciou que para o próximo ano serão 150 milhões de balboas que já estão consignados no orçamento de 2023, porque sabem que o arroz é de fundamental importância na alimentação panamenha.

O secretário-executivo da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos (ANDIA), Lucas Sánchez, recebeu do ministro Valderrama os Decretos assinados pelo presidente Cortizo Cohen e publicados no Diário Oficial da União, onde aproveitou para agradecer ao ministro e a toda equipe de trabalhadores por esses decretos que buscam agilizar os procedimentos necessários para a importação de fertilizantes e agroquímicos.

Sánchez reiterou seus agradecimentos ao ministro Valderrama e ao vice-ministro Carlo Rognoni por todo esse esforço e assegurou que eles têm fertilizantes suficientes em estoque e em trânsito para cobrir as necessidades do primeiro cacau de arroz, pois vão garantir que os produtores possam plantar e não ficar sem os suprimentos de que necessitam. Ele explicou que o sistema do processo de registro abreviado foi uma iniciativa do governo e consiste em encontrar um mecanismo que permita reduzir os procedimentos que devem ser seguidos para a importação de fertilizantes e agroquímicos porque existem diferentes regulamentações que regem a importação desses insumos .

O Diretor de Agricultura do MIDA, Reinaldo Solís, apresentou um relatório de semeadura onde indicou que até 13 de maio havia um avanço de preparo do solo de 18.822 hectares com 254 produtores e 9.028,7 hectares foram plantados com 207 produtores.

Archer Melamed, presidente do Comitê de Produtores de Arroz de Veraguas, disse que eles querem continuar plantando e que atualmente têm um problema com as casas comerciais que estão pedindo mais exigências do que o normal, ao qual o ministro prometeu buscar alternativas para ajudá-los a continuar para produzir arroz. Melamed valorizou a comunicação constante que é realizada em busca de uma solução na mesa de diálogo, o que os motiva a continuar produzindo para o país e agora mais do que nunca é necessário devido ao problema global que está ocorrendo.

Enquanto isso, Vidal Aguilera da Associação dos Produtores de Arroz e Grãos Básicos de Veraguas (APAVE) afirmou que este encontro foi muito positivo porque foram dadas informações e estratégias na busca de financiamento aos produtores em relação à questão dos fertilizantes e afirmou que O progresso do plantio está em bom ritmo, apesar das limitações. Ele ressaltou que, apesar da pandemia e da crise da guerra, no ano passado eles plantaram cerca de 90 mil hectares e não precisaram importar o grão.

Também participaram desta reunião o Secretário Geral do MIDA, Erya Villarreal, o Secretário Técnico, Roy Frías, o Diretor Geral do IMA, Carlos Motta, o Diretor Geral do BDA, Cecilio Ricord, o Diretor do ISA, Luis Carlos Díaz, entre outros. .

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter