Perdas na lavoura de arroz do Ceará
O intenso período de chuvas – ocorrido principalmente a partir do dia 16 de janeiro – influenciou o desempenho da safra agrícola no mês de fevereiro no Nordeste.
O intenso período de chuvas – ocorrido principalmente a partir do dia 16 de janeiro – influenciou o desempenho da safra agrícola no mês de fevereiro no Nordeste. Os agricultores que plantaram em terras situadas em várzeas tiveram perdas com o arroz (- 0,36%), segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA-CE).
As zonas mais atingidas foram as áreas de várzea, justamente as mais indicadas para o plantio de arroz. Boa parte dos produtores ainda enfrenta o excesso de umidade das terras, outros, quando foi possível, dedicaram-se ao replantio. Há ainda um grupo que espera a distribuição de semente governamental.
O Ceará plantou 44 mil hectares e, com esta atualização, prevê colher cerca de 99 mil toneladas. A produtividade média estimada, considerando várzeas e sequeiro, é de 2,6 mil quilos/ha.