Pesquisa em alta

 Pesquisa em alta

Solenidade: abertura do congresso reuniu lideranças políticas e setoriais

Recorde de trabalhos científicos marcam o 6º CBAI.

A sexta edição do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (6º CBAI), realizada de 11 a 14 de agosto no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS), caracterizou-se por um número recorde de trabalhos científicos inscritos para apresentação em plenárias e por reunir cerca de 800 participantes entre cientistas, pesquisadores, técnicos, produtores, estudantes e representantes da cadeia produtiva do arroz do Brasil e do mundo.

Dos 319 artigos aprovados pela comissão organizadora, 131 trabalhos foram apresentados na forma oral e nas sessões plenárias, o que representou um aumento de 400% em relação à última edição do evento. As áreas com maior produção científica, de acordo com o presidente do 6º CBAI e pesquisador do Irga, Sérgio Iraçu Gindri Lopes, foram o manejo da cultura e dos recursos naturais, o melhoramento genético e a tecnologia de colheita, pós-colheita e industrialização de grãos e sementes.

Na área de manejo o destaque foi para o grande número de trabalhos sobre monitoramento ambiental e rotação de culturas, assuntos diretamente ligados com o tema do congresso: “Estresses e sustentabilidade: desafios para a lavoura arrozeira”, que foi escolhido justamente em função da importância e atualidade no contexto da agricultura moderna.

Em melhoramento genético o destaque foi o lançamento de três cultivares de arroz irrigado, desenvolvidas pelo Irga, Embrapa e Epagri, que representam um aporte genético para a melhoria da produtividade e da qualidade do arroz produzido no Brasil.

Já na área de tecnologia de póscolheita e industrialização, vários trabalhos inscritos envolveram avaliações sobre a qualidade das sementes utilizadas nas lavouras do Sul do Brasil e os impactos do uso de grãos como sementes no agravamento dos problemas de resistência de plantas de arroz vermelho.

Os painéis foram apresentados por um renomado time de cientistas e pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo, entre eles a professora da UFRGS Carla Delatorre, o especialista australiano da CSIRO Rudy Dolferus, o pesquisador do Irri (Filipinas) Rachid Serraj, o doutor da Universidade de Davis (EUA) Randall Mutters, o consultor técnico do Irga e professor da UFRGS Ibanor Anghinoni, o diretor técnico do Irga Valmir Gaedke Menezes, o representante do Departamento de Agricultura dos EUA Merle Anders, o consultor técnico do Irga Cláudio Mario Mundstock, o representante da UFRGS Cimélio Bayer, o pesquisador da Epagri José Alberto Noldin e o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Breseghello.

Os anais com o conteúdo das palestras e dos 131 trabalhos de pesquisa apresentados nas plenárias podem ser adquiridos na versão impressa (620 páginas) junto à secretaria da Sociedade Sul-brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) por R$ 30,00 (mais despesas de postagem), através do e-mail secretaria@sosbai. com.br. O mesmo conteúdo também estará disponível em mídia digital (CD), incluindo as sessões de pôsteres e as fotos de todas as atividades técnicas e culturais do evento.

O 6o Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado foi promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e realizado pela Sosbai, tendo como co-promotores a Embrapa Clima Tempe-rado, a Epagri e as universidades federais do Rio Grande do Sul de Pelotas e Santa Maria. A próxima edição do evento acontecerá em agosto de 2011, no estado de Santa Catarina, com data e local do evento ainda a ser definidos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter