Pesquisadores do Irga visitam Estação Experimental da Epagri, em Santa Catarina
(Por Irga) Pesquisadores e extensionistas do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizaram uma visita técnica à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Itajaí. Fundada em 1991, a EPAGRI é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento. As ações de pesquisa, extensão e desenvolvimento organizacional da Epagri estão organizadas em nove programas. O programa Grãos é onde está inserida a pesquisa de arroz. A visita às instalações catarinenses foi realizada na terça-feira, dia 18.
A Epagri é obtentora de cultivares de arroz irrigado, principalmente para o sistema de cultivo pré-germinado, sistema muito utilizado no Estado de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, na Safra 2022/2023 o sistema de cultivo pré-germinado foi utilizado em 96.260 hectares (11,46%) da área total de 839.972 hectares.
Os servidores do Irga foram recepcionados pela gerente da Estação, Ester Wickert, e demais pesquisadores. Conheceram o laboratório de biotecnologia e melhoramento genético, a área experimental e as demais infraestrutura de pesquisa. Em reunião, foram apresentadas, por ambas as equipes, as principais linhas de pesquisa das instituições. Após discussões técnicas, foi proposto um acordo de cooperação técnica visando a troca de experiência em sistemas de cultivos em ambiente arrozeiro.
Muitos projetos desenvolvidos pelas duas instituições têm similaridades, o que favorece um futuro convênio de cooperação entre as instituições com objetivo de alavancar o cultivo de arroz.