Pessoa física poderá armazenar
O Ministério da Agricultura (Mapa) acredita que, até o próximo mês, as certificadoras já espejam definidas para atestar as condições exigidas no Sistema Nacional de Certificação.
Até o final deste mês, deve ser possível credenciar armazéns de pessoas físicas para a estocagem de grãos. A projeção foi feita pelo diretor de gestão de estoques da Conab, Pedro Beskow, durante a 17ª Abertura da Colheita do Arroz, no município de São Gabriel.
O Ministério da Agricultura (Mapa) acredita que, até o próximo mês, as certificadoras já espejam definidas para atestar as condições exigidas no Sistema Nacional de Certificação. Amanhã, o Grupo de Trabalho encaminha a proposta final de criação do Sistema. Com as novas regras, todas empresas de pessoas física e jurídica que atendam aos requisitos técnicos de boa armazenagem poderão operar com o governo federal.
A consulta pública do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras encerrou em fevereiro. Se o prazo for cumprido, o arroz negociado no leilão de contrato de opção na Abertura da Colheita já poderá ser armazenado em unidades pertencentes à pessoas físicas. O setor produtivo ficou satisfeito já que há preocupação com a disponibilidade para estocagem da atual safra. A conformidade no armazenamento abrangerá as 14 mil unidades armazenadoras do Brasil.