Piracema na lavoura
San Francisco aposta em cultivar para o Mato Grosso do Sul
.
A Fazenda San Francisco, maior produtora de arroz do Mato Grosso do Sul, plantará na safra 2005/2006 uma nova variedade. A cultivar batizada de Piracema foi desenvolvida graças a convênios firmados com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo o agrônomo Darci Azambuja, da Fazenda San Francisco, uma nova unidade de produção de sementes, com 135 hectares, será usada já na safra 2005/06 para multiplicação da variedade Piracema.
As pesquisas em busca de novas variedades de arroz são feitas desde 1983 pela Fazenda San Francisco. O arroz pantaneiro Piracema teve sua origem na Embrapa Arroz e Feijão. A linhagem promissora chamada de CNA 8659 foi levada para os laboratórios da Epagri, onde ganhou a denominação de SC 170. Após 15 anos de pesquisa, as primeiras avaliações da nova variedade começaram a ser feitas pela Fazenda San Francisco na safra 1998/99. Na safra 2004/05, em uma área experimental de 60 hectares, as sementes Piracema alcançaram a produtividade média de 10.350 quilos por hectare.
Destaque
O desenvolvimento da cultivar Piracema contou com a participação dos melhoristas da Epagri: Satoru Yokoyama, Takazi Ishiy, Richard Bacha e Moacir Schiocchet, e da Embrapa: Jaime Roberto Fonseca, João Carlos Heckler, Paulo Hideo e Veridiano dos Anjos Cutrim. Da Fazenda San Francisco o apoio técnico foi prestado por Darci Azambuja e Valmoré Alfonso dos Santos.
Questão básica
A semente Piracema é a primeira variedade de arroz com tecnologia e marca que pertence à Fazenda San Francisco. A cultivar é recomendada para o estado do Mato Grosso do Sul e regiões com semelhanças de solo e clima. Testes com arroz Piracema feitos nos estados do Tocantins, Mato Grosso e Santa Catarina indicam adaptabilidade nestes ambientes tanto sob condições de plantio no sistema convencional quanto no sistema pré-germinado.
Piracema, o arroz pantaneiro
– Produtividade média em experimentos de 10.350 kg/ha
– Densidade de semeadura recomendada entre 100 e 150 kg/ha
– Estatura da planta entre 95 e 115 centímetros
– Ciclo médio de 125 dias
– Resistente ao degrane e ao acamamento
– Maturação uniforme e moderada resistência à brusone
– Bom perfilhamento e vigor inicial
– Grãos da classe longo e fino
– Peso de 1.000 grãos com casca de 30,2 gramas
– Rendimento industrial de 62% de grãos inteiros