Planeta Arroz 87 lançada na Expointer

 Planeta Arroz 87 lançada na Expointer

(Por Planeta Arroz) Trazendo como manchete de capa o tema estruturante de maior atenção da cadeia produtiva brasileira, a Reforma Tributária, foi lançada na última quarta-feira, dia 30 de agosto, a 87ª edição da revista Planeta Arroz, durante a Expointer 2023, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A edição impressa teve distribuição massiva na feira, e os assinantes, patrocinadores e parte da cadeia produtiva já tem recebido a publicação antes mesmo do final de agosto.

O tema de capa é a polêmica reforma tributária, que mexe na composição e formato de cobrança dos impostos federais, estaduais e municipais, e propõe o fim da guerra fiscal, que tanto prejudica o arroz do Sul do Brasil. A região produz mais de 80% de todo o arroz do país, e tem sido prejudicada em função das alíquotas de impostos estaduais. Hoje, o arroz do Rio Grande do Sul paga mais caro que o arroz da Argentina, Paraguai e Uruguai para ingressar nos demais estados brasileiros.

Alguns dos maiores especialistas no assunto e representantes da indústria e dos produtores, se posicionam como favoráveis à reforma, mas ressaltam que é preciso ter muito cuidado com as leis complementares que acabarão determinando os patamares e alíquotas de cada produto. Há, por exemplo, a corrente de pensamento que busca zerar a cobrança do imposto sobre produtos da cesta básica, outros estimam que o ponto ideal seria 4%.

O preço e as bases da reforma tributária seguem na pauta e na discussão tanto da revista impressa quanto da cadeia produtiva. A revista também analisa como andam os mercados do arroz, da soja e põe em discussão algumas das principais tecnologias testadas atualmente na diversificação e intensificação das áreas de cultivo. Mercado, tendências e estimativas de safra e vários artigos técnicos, científicos e de opinião, estão nessa edição.

Os principais analistas de mercado explicam por qual razão os preços do arroz voltaram aos R$ 100,00 por saca no Rio Grande do Sul, chegaram a R$ 140,00 para 60 quilos no Mato Grosso e Tocantins e para onde irão estas cotações. Os números e indicativos para a próxima safra, informações sobre as tecnologias disponíveis, novas cultivares, análises completas sobre o perfil das safras e dos mercados do arroz no mundo, no Mercosul, no Brasil e nos principais estados produtores, bem como uma avaliação sobre os contextos de comercialização e produção da soja e outros cultivos em áreas de arroz.

O prognóstico climático, artigos técnicos e as colunas Planeta News, Gente e Planeta Humor, também agregam informações sobre o mundo do arroz e temas de interesse da cadeia produtiva. Para assinar, anunciar ou adquirir exemplares desta edição ou edições atrasadas, você pode entrar em contato pelo telefone 51 3722 9696 ou através do site www.planetaarroz.com.br ou, ainda, pelo e-mail planetaarroz@planetaarroz.com.br ou pelas nossas redes sociais.

Planeta Arroz é a única revista brasileira especializada na cadeia produtiva do arroz e grãos de terras baixas com circulação ininterrupta nos últimos 24 anos e o principal site sobre a cultura no Mercosul. Nossa edição impressa tem periodicidade trimestral e circula em todo o país. O site alcançou, em julho, 35 mil assinantes.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter