Planeta Arroz apresenta uma safra cheia de inovações

 Planeta Arroz apresenta uma safra cheia de inovações

(Por Planeta Arroz) Já circula entre leitores, assinantes e patrocinadores o 89º número da Revista Planeta Arroz, edição da safra 2024, que evidencia e antecipa algumas das principais informações da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento, que acontece entre 21 e 23 de fevereiro em Capão do Leão, RS, terá distribuição massiva da revista referencial da cultura do arroz no Brasil, que traz como manchete de capa exatamente o grande momento da rizicultura brasileira e o foco nos debates, tecnologias e reuniões que definem os rumos do setor ao longo do ano. A revista traz uma entrevista exclusiva com o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, que não põe panos quentes nos problemas do setor e, objetivo, aponta rumos, gargalos, soluções e desafios que precisam ser vencidos.

O fim das isenções e benefícios fiscais para produtos da cesta básica gaúcha, entre eles o arroz, que deverá tornar ainda menos competitivo o cereal gaúcho, é outro tema de discussão na revista. Além de reportagem que traz essa informação, a já complexa situação do ICMS incidente sobre esta cadeia produtiva e o aumento da taxa de classificação. O analista e especialista em tributos Feliciano Almeida Neto, traduz em um amplo e detalhado artigo o que está acontecendo, o que o governo propõe e de que maneira isso repercutirá do ponto de vista econômico-financeiro ao longo da cadeia produtiva.

As safras do mundo, dos EUA, do Mercosul, do Brasil, dos maiores estados produtores e, detidamente, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, merecem capítulos especiais, com a análise de sua repercussão nos mercados e no abastecimento global, regional e nacional. Destaque para a Índia fora dos mercados e os efeitos desta ação sobre os grandes exportadores e importadores globais e como isso interfere nos preços ao produtor, à indústria, ao varejo e ao consumidor no Brasil. A quase repetição de área e volume colhido no Mercosul e a projeção de um aumento de área substancial nos EUA, são temas que merecem atenção.

O impacto do El Niño nas safras é avaliado e a meteorologista Jossana Ceolin Cera apresenta a expectativa do clima para o período de colheita e como o fenômeno interferirá.

Também trazemos detalhes sobre os grandes eventos do ano, como o Dia de Campo do Irga, realizado pela primeira vez no interior do Estado e que alcançou público recorde, e as projeções para a Feira Nacional do Arroz, que acontece em maio e junho em Cachoeira do Sul, RS. A 14ª Conferência Internacional do Arroz, no Panamá, e a 9ª Conferência Internacional sobre Piriculária (Brusone) em Arroz e Trigo, entre 10 e 14 de junho, promovidas pelo Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (FLAR), que deverão reunir mais de 500 dos principais pesquisadores de arroz do mundo, são detalhadas também.

Na análise de mercado, nossos analistas explicam por qual motivo o arroz brasileiro, do Mercosul e do mundo, alcançaram preços recordes ou de altíssimo patamar, e qual a razão das cotações entrarem em queda no Sul do Brasil neste momento. E projetam se isso irá perdurar ou se vem aí um novo ano de ganhos reais. Artigo do professor Lucílio Alves, coordenador do Indicador de Preços Cepea/Irga-RS, esmiúça o comportamento dos preços e suas tendências.

A balança comercial brasileira, superavitária graças à exportação de mais de 1,7 milhões de toneladas, em base casca, também é analisada e são projetadas as expectativas para os negócios de compra e venda internacional do Brasil em 2024.

No capítulo de tecnologia, são abordados temas como o manejo de plantas daninha resistentes proposto pela Basf, a nova cultivar IRGA 432, que já entra no mercado em 2024/25, o uso de sistemas e sensores e Inteligência Artificial para buscar maiores e melhores resultados nas lavouras e sistemas de irrigação e manejo, sistemas adotados no manejo das ferramentas associadas ao arroz híbrido, e os cuidados especiais com o arroz na floração e os extremos climáticos. Também é disponibilizado o artigo do professor Argemiro Brum, analisando o comportamento dos preços e do mercado da soja em 2024.

Além disso, Planeta Arroz apresenta as colunas Gente, traz a mudança de comando na Câmara Setorial Nacional do Arroz, e a coluna Planeta Humor com o chargista Jader. E muito mais informações. Para ler, assinar ou anunciar em Planeta Arroz, basta entrar em contato pelo planetaarroz@planetaarroz.com.br ou 51 3722 9696.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter