Planície Costeira Interna conclui colheita de arroz com bons resultados, diz o Irga

Conforme o agrônomo do Irga em Guaíba, Carlos Nassif, a PCI semeou 130 mil hectares na safra 2006/07.

A região da Planície Costeira Interna (PCI), que abrange municípios como Guaíba, Tapes e Camaquã, praticamente concluiu a colheita de arroz nesta semana. Os dados coletados indicam que a produtividade média desta região deverá alcançar 6,7 mil quilos por hectare, cerca de 10% superior ao que era estimado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Conforme o agrônomo do Irga em Guaíba, Carlos Nassif, a PCI semeou 130 mil hectares na safra 2006/07. Em Barra do Ribeiro os rendimentos da lavoura passaram de 6,04 mil quilos por hectare para 6,77 mil quilos por hectare. O resultado é 12% superior em comparação com a safra 2005/06.

Outro município que obteve boa produtividade foi São Lourenço do Sul, elevando os rendimentos de 5,65 mil quilos por hectare para 6,6 mil quilos por hectare.

– Através da adoção de tecnologia, se verifica, a cada ano, a ampliação do número de lavouras com alta produtividade – ressalta Nassif.

O processo de transferência de tecnologia “Produtor a Produtor”, adotado pelo Irga com o Projeto 10, tem modificado o perfil das lavouras no estado. A capacitação e o treinamento de produtores e colaboradores está consolidando a lavoura gaúcha como uma das cinco maiores produtividades da América Latina na cultura do arroz.

A Planície Costeira Interna é uma das seis regiões atendidas pelo Irga e tem sede em Guaíba. Esta regional abrange quatro Núcleos de Assistência Técnica (Nates) em São Lourenço, Camaquã, Tapes e General Câmara. Em todo o Rio Grande do Sul, são 39 Nates que atendem todos os 133 municípios produtores de arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter