Plantio de arroz atinge 90% da área estimada no RS
Segundo o levantamento, Fronteira Oeste, maior produtora de arroz na safra 2005/06, finalizou 87% do processo e a região da Campanha, 97%. Apesar de liberar os percentuais, o IRGA ainda não divulga a área em números, pois estima que as chuvas que ocorrerão até o final do mês poderão interferir muito na área.
A ocorrência de chuva nos últimos dias retardou o plantio de arroz no Estado. Conforme o acompanhamento semanal do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o processo evoluiu para 90% e alguns municípios como São Gabriel, Bagé, Torres e Jaguarão, já encerram a semeadura. Apesar do clima adverso, a porcentagem da área plantada é superior ao mesmo período de 2005.
Segundo o levantamento, Fronteira Oeste, maior produtora de arroz na safra 2005/06, finalizou 87% do processo e a região da Campanha, 97%. Na Zona Sul, o plantio chega a 94% e na Depressão Central a 84%. Já nas Planícies Costeiras Interna e Externa, 90% da área estimada está plantada.
No mercado orizícola, o índice Cepea-Esalq/BM&F fechou a quinta-feira (23) em R$ 24,49, a saca de 50kg, com 58% de grãos inteiros. Segundo o Diretor Comercial do Irga, Rubens Silveira, as indústrias estão comprando arroz para parboilização.