Plantio de arroz deve cair 11% no Centro-Oeste
O baixo rendimento e a qualidade dos cultivares impedem uma produção competitiva. Se confirmada, será a terceira safra que a região terá redução no plantio..
De acordo com o levantamento da Conab apresentado hoje, a região Centro-Oeste terá uma redução de 11% na área plantada de arroz. Segundo a Conab, isso deve-se a substituição do cereal por outras culturas com maior rentabilidade. O baixo rendimento e a qualidade dos cultivares impedem uma produção competitiva. Se confirmada, será a terceira safra que a região terá redução no plantio.
Já os arrozeiros gaúchos produzirão cerca de 60% da safra brasileira de arroz. Segundo a Conab, o Estado terá uma produção de 7,05 milhões de toneladas. Mas a previsão não é definitiva, já que há um atraso no plantio em decorrência das chuvas que podem prejudicar a produtividade das lavouras.
A produção, estimada em 11,9 milhões de toneladas no Brasil, será insuficiente para atender a demanda do mercado doméstico, avaliado em 13 milhões de toneladas.
– Será o terceiro ano consecutivo em que a produção não suprirá o consumo – analisa o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer.
Na safra 2007/08 o Estado recuperou a área que tradicionalmente é plantada.
Os levantamentos do Irga e da Conab confirmam que os gaúchos têm intenção de plantar 1,040 milhão de hectares. Em todo o Brasil, a estimativa é de uma área plantada de 3 milhões de hectares. A produtividade gaúcha deverá ser de 6,77 mil quilos por hectare, frente à média de 4 mil quilos por hectare no País.
– A expectativa da Conab de produtividade para o Estado pode não se confirmar se os arrozeiros gaúchos continuarem enfrentando os problemas de clima – afirma Fischer, através da assessoria.