Plantio de arroz em Mato Grosso está praticamente encerrado
Safra do Mato Grosso não deve baixar de 800 mil toneladas.
O plantio de arroz em Mato Grosso está praticamente encerrado. A confirmação é do presidente da Associação dos Produtores de Arroz (APA), Angelo Maronezzi. As chuvas constantes atrasaram o plantio em algumas regiões, mas, nessa semana, os orizicultores devem terminar de cultivar as lavouras.
Municípios que tinham reduzido ou praticamente zerado o plantio de arroz na safra passada, como Sinop, Feliz Natal e Cláudia, voltaram a produzir o cereal. A projeção de manter a área plantada em 300 mil hectares deve ser superada em pelo menos 10%. O déficit de chuvas no final do plantio da soja fez com que muitos migrassem para o cultivo do arroz.
– Muitos preferiram não plantar muito tarde, por causa da ferrugem, e mudaram para o arroz – disse Maronezzi. A
produção, segundo a APA, não deve baixar de 800 mil toneladas. A APA estará fazendo, nos próximos dias, um levantamento mais preciso da área cultivada no Estado.
Os orizicultores optaram nesta safra por cultivares como Primavera, Curinga, Cirad 141 e Best 2000. Para quem iniciou o plantio em outubro, as primeiras lavouras devem ser colhidas a partir da segunda quinzena deste mês. A colheita deve se prolongar até abril.