Plantio Direto é foco da visita de Ivo Mello no Canadá

Na condição de presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, o Eng Agr Ivo Mello.

Na condição de presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, o Eng Agr Ivo Mello, vice-presidente da Fundação Maronna e da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, participa da reunião anual da Confederação Americana de Associações para uma Agricultura Sustentável (CAAPAS), nos dias 19 e 20 julho, na cidade de Regina, capital da província de Saskatchewan no Canadá,

No país desde o inicio da semana, Ivo Mello esteve presente em um dia de campo na Estação Experimental de Indian Head junto com outros produtores, técnicos e pesquisadores, tendo a oportunidade de visitar os campos experimentais desta secular instituição de pesquisa agropecuária canadense, instalada no final do século dezenove como forma de apoiar os colonizadores que introduziram a agricultura nesta importante região produtora de grãos do Canadá. Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos atualmente levam em conta o Plantio Direto como a forma mais racional e sustentável de utilizar os recursos naturais como solo, biodiversidade e água também nesta região do planeta.

A região agrícola da província de Saskatchewan faz parte das conhecidas pradarias da América do Norte onde a agricultura foi a base do desenvolvimento econômico dos dois paises – Canadá e Estados Unidos – no século passado. Os solos originalmente são muito férteis, mas devido aos intensos preparos da agricultura convencional, característica da revolução verde, várias regiões já estavam com fortes sinais de degradação e, a exemplo do que aconteceu em vários países da América do Sul, no inicio dos anos oitenta, produtores pioneiros iniciaram as primeiras experiências com o Plantio Direto.

Aos visitantes também foi oportunizado conhecer o produtor Jim Halford que completa 28 anos desde o inicio de adoção da técnica de PD, aceita pela ONU como a melhor forma de praticar Agricultura Conservacionista.

Na reunião da CAAPAS, deverá ser eleita a nova diretoria da entidade. São membros da Confederação a AAPRESID da Argentina, AUSID do Uruguai, CEDELA do Chile, SCCC do Canadá, FEPASIDIAS do Paraguai e a FEBRAPDP com sede em Ponta Grossa, no Paraná.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter