Preço do arroz em casca segue elevado
Ritmo é mais lento em setembro.
De acordo com pesquisas do Cepea, os preços do arroz em casca no Rio Grande do Sul seguem em alta, apesar do mercado enfraquecido nesta segunda quinzena de setembro. De 11 a 18 de setembro, o Indicador do arroz em casca Esalq/Senar-RS, 58% grãos inteiros, subiu 0,42%, fechando a R$ 45,41/saca de 50 kg no dia 18.
Com beneficiadoras cautelosas em conceder novos aumentos e orizicultores voltados às atividades de semeio, as efetivações captadas pelo Cepea estiveram ainda menores que aquelas da primeira semana do mês. Do lado comprador, o ritmo lento das vendas de beneficiado aos setores atacadista e varejista, a dificuldade de repasse das altas do casca ao fardo e os novos aumentos nos valores dos fretes rodoviários foram as queixas das indústrias consultadas pelo Cepea.
Alguns produtores, por sua vez, venderam apenas devido à necessidade de “fazer caixa”. Outros seguem retraídos, na expectativa de novas altas nos próximos meses e atentos à valorização do dólar frente ao Real, cenário que favorece as exportações de arroz.
2 Comentários
Dificilmente haverá grandes semeios por hora, pq o produtor está cauteloso devido o El Nini q está nos calcanhares. A lavoura de arroz demanda um custo de saida em torno de 70%, é um vies sem volta depois q poem os pés no barro.Sds.
´´Preço do arroz segue elevado´´.Quem planta não concorda com a manchete da matéria, visto que os preços ´´elevados´´ praticados no momento ainda não cobrem os custos de produção. Alem do que plantar com dolar em alta é um risco muito grande,já pensou se na safra a moeda americana estiver abaixo dos 3,80, por exemplo?