Preço do arroz se aproxima do menor nível desde setembro de 2015
Ao que tudo indica, destaca o analista, o espaço para a manutenção dessa queda é pequeno.
Os preços do arroz seguem procurando um ponto de suporte para as cotações. Depois de romper os R$ 38,00 pela saca de 50 quilos do grão em casca, a média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, se aproxima dos R$ 37,00, menor nível desde setembro de 2015.
Conforme o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, essa retração pode ser creditada a um aumento da disponibilidade do produto, pois muitos produtores precisaram ir ao mercado para fazer caixa com o objetivo de quitar os vencimentos de custeio e para investir na safra nova.
“Esse aumento da oferta, mesmo que não muito intenso, encontrou uma demanda extremamente retraída”, lembra Bento. Sofrendo pressão dos grandes varejistas, a indústria precisou ajustar seus preços aos níveis de paridade de importação. “Para isso, concentrou-se no beneficiamento de produto de seus armazéns e/ou adquirindo no mercado disponível a preços mais baixos”, pondera.
Ao que tudo indica, destaca o analista, o espaço para a manutenção dessa queda é pequeno. “Isso porque, no mercado internacional as cotações do grão em casca em Chicago seguem firmes e quase 20% acima da média do mercado gaúcho”, ressalta. Isso pode abrir mercado inclusive para arroz em casca gaúcho e, consequente, frear a queda dos preços verificada nas últimas semanas.