Preço do arroz sobre 8,49% na semana no RS

Conforme o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), há redução na oferta do grão disponível em outros Estados produtores, o que aumenta a procura por produto do Rio Grande do Sul.

Os preços de arroz continuam em alta no Rio Grande do Sul, onde a valorização da saca chegou a 8,49% nesta semana, informou a Emater/RS. Com isso, o produtor recebeu, em média, R$ 19,30 nos últimos dias. A entidade avaliou que os leilões realizados pela Conab estão provocando efeito no mercado. Além do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), a Conab também promoveu aquisições diretas.

Conforme o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), há redução na oferta do grão disponível em outros Estados produtores, o que aumenta a procura por produto do Rio Grande do Sul. O Irga lembrou também que o Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou nesta semana a resolução 3.376, que prorroga as parcelas de custeio das safras 2004/05 e 2005/06, o que dá mais fôlego financeiro aos produtores.

Apesar da valorização do preço, a cotação continua abaixo do mínimo (R$ 22,00 no RS). O mercado externo também segue comprador, conforme dados do porto de Rio Grande. As exportações de arroz aumentaram 58,9% de janeiro a maio, para 118,6 mil toneladas. Além de países da África, o produto tem sido exportado para a Suíça, Haiti e Cuba.

A alternativa externa cresceu no ano passado. Em 2004, o Estado havia exportado apenas 23 mil toneladas. Segundo o diretor superintendente do complexo graneleiro Termasa/Tergrasa, Guillermo Dawson, além do arroz quebrado, o Rio Grande do Sul está vendendo também os tipos branco e parboilizado para o exterior.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter