Preço triplicado de insumos ameaça cultura do arroz na região Sul

 Preço triplicado de insumos ameaça cultura do arroz na região Sul

Colheita de Arroz em Forquilhinha, Santa Catarina

(Por Karina Manarin, ND+) Os altos custos da rizicultura fizeram com que o agricultor e vereador de Turvo, Rogério Dagostin, do PP, abrisse uma discussão na Câmara Municipal, esta semana, em busca de solução para o impasse.

Após duas sessões, o engenheiro agrônomo da Epagri, Reginaldo Ghellere, participou da reunião, nesta semana, onde apresentou um levantamento sobre os custos de produção da cultura do arroz.

O vereador afirma que a realidade, não só de Santa Catarina, mas de outros estados, é assustadora. “Temos conversado com produtores da região, dos estados vizinhos, até de São Paulo, Tocantins e Pará e todos estão reclamando.

“Este é um tema bastante espinhoso pois existem várias formas de análise. Hoje apresentamos duas análises que a Epagri realiza: modelo baseado em coeficiente técnico, que não é a propriedade de alguém, mas sim, um modelo lógico, com uma média para Santa Catarina, e o modelo onde se visita uma propriedade e analisa estes custos.

Os números não são bons, por isso é fundamental cuidar da produção e dos custos para não nos perdermos. Os próximos anos serão cruciais para a manutenção da atividade arrozeira na nossa região”, explica Ghellere.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter