Preços do arroz seguem ciclos

Leia o artigo do engenheiro agrônomo Donato Lucietti, da
nEpagri de Nova Veneza (SC), abordando os ciclos de preços do arroz.

Segundo o Pesquisador da Epagri da área de socioeconomia, Irceu Agostini, o comportamento dos preços do arroz ocorre em ciclos. Em palestra promovida pela Epagri para lideranças, técnicos e produtores de arroz das regiões produtoras de Criciúma e Araranguá, onde participaram mais de setenta pessoas na última sexta-feira, em Forquilhinha, Agostini apresentou um estudo que considera os últimos 35 anos do mercado, onde o preço do arroz tem variado de ciclos de cinco ou de três anos e meio.

Para o Pesquisador os preços do arroz deveriam ter alcançado em torno de R$ 40,00 a saca em janeiro deste ano, o que seria o preço de pico de um ciclo de cinco anos. Isso só não aconteceu porque houve reavaliação da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) mostrando uma diferença nos estoques da ordem de um milhão de toneladas para mais. Esse fator, segundo Agostini, mostra que neste ano os preços poderão manter-se até determinado período e se elevar mais para o final e no início do próximo ano, quando ocorrerá o pico que era esperado para este ano. Neste caso estaria havendo um atraso de um ano e, pela primeira vez, teríamos um ciclo de seis anos.

Entretanto ele aconselha para os produtores não forçarem o aumento de preços, deixando de vender a produção, pois pode haver uma ação do governo tentando importar arroz para regular os preços. “É importante a venda parcelada durante o ano para que haja um comportamento regular da oferta e menor variação nos preços, mantendo o mercado comportado”, frisou Agostini.

Nos últimos 35 anos ocorreram oito ciclos, sendo cinco de cinco anos e três de três anos e meio. Eles tem se mostrado regulares, independentemente de outros fatores que afetam a economia. Foi constatado também que, com base num mesmo indexador, os preços do arroz têm caído à taxa de 4 % ao ano, ou seja, caso fossem mantidos os preços iniciais do período do estudo, o arroz deveria estar sendo comercializado hoje a cerca de R$ 150,00 por saca.

Engº Agrº Donato Lucietti
Epagri – Nova Veneza

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter