Preços tailandeses sobem com avanço da demanda internacional

 Preços tailandeses sobem com avanço da demanda internacional

Produção na Ásia ampliou a oferta (Foto: Divulgação)

Os preços do arroz 5% quebrados <RI-THBKN5-P1> da Tailândia subiram para $ 390- $ 403 por tonelada, o maior valor desde 14 de outubro, de $ 385- $ 395 na semana passada. As cotações mais altas levaram muitos exportadores locais a comprar e acumular estoques para inflar as taxas, disse um trader de Bangkok.

O fortalecimento da moeda local em relação ao dólar norte-americano também foi um fator importante para o aumento, segundo negociantes. No Vietnã, os preços do arroz com 5% de quebrados <RI-VNBKN5-P1> permaneceram inalterados em $ 425- $ 430 por tonelada.

Comerciantes e um funcionário da agricultura disseram na quarta-feira que as Filipinas, o maior mercado de exportação de arroz do Vietnã, estavam tomando medidas para limitar temporariamente as importações devido à grande safra doméstica.

No entanto, os traders disseram não esperar que isso tenha um grande impacto nas exportações vietnamitas, onde os suprimentos estão baixos e a colheita não é esperada até o final de fevereiro ou início de março. Os preços de exportação de arroz da Índia, maior exportador global, se estabilizaram após duas semanas consecutivas de queda.

As cotações da variedade parboilizada, 5% quebrados, da Índia <RI-INBKN5-P1> permaneceram inalterados em US $ 354 a US $ 360 por tonelada, após um aumento no fornecimento da safra semeada no verão. “China, Bangladesh e Indonésia estão fazendo compras consistentemente. Os suprimentos da nova temporada começaram a aumentar na Índia”, disse BV Krishna Rao, presidente da Associação de Exportadores de Arroz, à Reuters.

No vizinho Bangladesh, os preços domésticos do arroz permaneceram elevados, apesar das pesadas importações e das boas safras, disseram os comerciantes. Bangladesh importou quase 800.000 toneladas de arroz desde julho, principalmente da Índia por meio de portos terrestres, disseram as autoridades. (*Com agências internacionais)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter