Previsão meteorológica para a semana de 03 a 09/06/2021
(Emater/RS) Na próxima semana, haverá temperaturas amenas e volumes expressivos de chuva em grande parte do RS. Na quinta (03), o tempo firme com temperaturas amenas predominará em todo Estado, e somente entre a Campanha e a Zona Sul o ingresso de ar frio provocará maior declínio da temperatura ao amanhecer. Na sexta-feira (04), o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a ligeira elevação das temperaturas, mas a aproximação de uma frente fria provocará pancadas de chuva na Fronteira Oeste e Campanha.
No sábado (05) e domingo (06), a propagação da frente fria vai provocar chuva em todo Estado, com possibilidade de temporais isolados. Entre a segunda (07) e quarta-feira (09), a presença de uma massa de ar úmido manterá as temperaturas amenas e provocará grande variação de nuvens, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva.
Os valores oscilarão entre 20 e 35 mm na maioria das localidades da metade Sul. No restante do Estado, os volumes variarão entre 40 e 50 mm e poderão superar 60 mm no Alto Vale do Uruguai, Planalto e na Serra do Nordeste.
Nos últimos dias ocorreram altos volumes de chuva e frio no RS. Na quinta (27), o tempo seguiu firme, com ligeira elevação da temperatura e maior variação de nuvens. Entre a sexta-feira (28) e o sábado (29), a propagação de uma frente fria provocou chuva em todo Estado, com registro de temporais isolados.
No domingo (30) e na segunda-feira (31/05), o ingresso de uma massa de ar seco e frio provocou o declínio das temperaturas, com valores próximos de 0°C e formação de geadas em diversas regiões. Na terça (01/06) e quarta-feira (02/06), o deslocamento de uma nova frente fria no mar aumentou a nebulosidade e provocou pancadas isoladas de chuva em grande parte do Estado.
Os volumes acumulados foram elevados e amenizaram a estiagem em diversas regiões. Os valores foram inferiores a 10 mm somente em parte da Zona Sul e do Oeste gaúcho. No restante do Estado, os totais oscilaram entre 40 e 65 mm, mas em áreas isoladas a chuva foi mais intensa: os valores registrados oscilaram entre 80 e 100 mm e superaram 150 mm em algumas localidades. Os totais mais elevados coletados na rede de estações Inmet/Seapdr ocorreram em São Sepé (82 mm), Cambará do Sul e Canela (84 mm), Caxias do Sul (92 mm), Soledade (97 mm), Serafina Corrêa (98 mm), Ibirubá (110 mm), Cruz Alta (136 mm), Ilópolis (137 mm), São Vicente do Sul (151 mm) e Jaguari (165 mm).
A temperatura máxima foi registrada em Porto Vera Cruz (30,1°C) em 28/05 e a mínima do período ocorreu em Getúlio Vargas (-1,2°C) em 31 de maio.