Primeira noite de Expoarroz é marcada por sessão de autógrafos

 Primeira noite de Expoarroz é marcada por sessão de autógrafos

Amato: ajuda humanitária

A publicação, de caráter social, busca contextualizar o consumo do arroz no programa de ajuda humanitária internacional, mostrando aos leitores a importância de ofertar estes alimentos aos mais necessitados.

Um sonho que começou a se concretizar alguns anos atrás, o livro “Arroz no Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas”, de autoria de Gilberto Amato, foi lançado na noite desta terça-feira (9). Engenheiro químico e pesquisador, Amato trabalha no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) como assessor técnico e sempre foi incansável na busca por conhecimento e no amor pela profissão e pelo segmento agrícola. “Esta é a vocação do meu país”, resume.

A publicação, de caráter social, busca contextualizar o consumo do arroz no programa de ajuda humanitária internacional, mostrando aos leitores a importância de ofertar estes alimentos aos mais necessitados. O exemplar também aborda curiosidades sobre o universo arrozeiro como, por exemplo, a origem da palavra “parboilizado” e sobre a relação do cereal com a saúde, se mostrando capaz de prevenir uma série de doenças.

A curiosidade é que a primeira versão do livro foi escrita em espanhol em pleno solo italiano! Ela integraria um dos capítulos do livro “CBS21 – Cuba e Brasil no século XXI”. Hoje, a publicação está disponível em versão bilíngüe (espanhol e português), mas o autor prevê escrever também uma terceira versão em italiano para atender a uma demanda já existente. “Isso é a vida dele, é o que faz ele feliz”, resume a esposa Vera Amato, casada com o pesquisador há 44 anos.

A esposa esteve em Pelotas prestigiando o lançamento

A revisão técnica do livro foi feita pela assessora do Irga Janice Garcia Machado e a elaboração contou com a contribuição da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), onde Amato ingressou como estagiário na juventude, passando a presidente anos depois. “Este é o quarto livro do Amato que eu tive o prazer de revisar e, cada vez que eu faço isso, eu aprendo mais com ele”, ressalta a colega.

Diversas autoridades, estudantes e amigos fizeram questão de buscar pessoalmente um exemplar autografado e, de quebra, parabenizar o autor. “O Amato é uma das referências nacionais no setor do arroz especialmente nas pesquisas que se referem à indústria e ao arroz parboilizado. Uma referência também de caráter e seriedade”, elogia o ex-colega de profissão e amigo Moacir Cardoso Elias, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Amigos e colegas foram abraçar o autor na Expoarroz

O livro já havia sido publicado em versão on-line na biblioteca digital do Irga e pode ser acessado aqui. É o primeiro e-book nos 76 anos da entidade. Os resultados de pesquisa do livro são atribuídos à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolvidas no laboratório de grãos Labgrão/FAEM/UFPel e dos mestres do Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos (IATA).

O lançamento do livro “Arroz no Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas” ocorreu durante a primeira noite da Expoarroz em Pelotas. A abertura oficial do evento contou com a presença de diversas autoridades da cadeia orizícola, entre elas, o diretor comercial do Irga, Tiago Barata, que, na ocasião, representou o governador do Estado, José Ivo Sartori. “A Expoarroz é um evento que já nasceu consolidado e a cada edição se fortalece mais, apresentando tudo que há de melhor relacionado à produção e beneficiamento do arroz no mundo”, destaca Barata.

Durante seu discurso, o presidente da quinta edição do evento, Fernando Estima, enalteceu o trabalho da autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi): “O Irga traz programas muito importantes para toda cadeia produtiva”.

Em sua 5ª edição, a feira conta com área de exposição; 6ª Rodada Internacional de Negócios, organizada pela Apex-Brasil e Abiarroz, através do Programa Brazilian Rice, com a presença de compradores internacionais e o 3º Fórum Internacional “O Arroz na Segurança Alimentar”. Nesta quarta-feira a programação começa a partir das 14h com a atividade “Arroz na Escola” que acontece na Carreta da Associação Gaúcha de Supermercados, onde a nutricionista do Irga, Carolina Pitta, fará uma oficina com mais de 100 merendeiras da rede municipal de ensino.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter