Produção de arroz e trigo da Índia cairá pela primeira vez em oito anos
(Por Reuters) A produção de arroz da Índia cairá em 2023/24 pela primeira vez em oito anos devido a chuvas abaixo da média, enquanto a produção de trigo cairá 1,8% no ano anterior, informou o governo nesta quinta-feira em um comunicado oficial. A produção de arroz e os estoques governamentais do maior exportador mundial está sob escrutínio minucioso depois de Nova Delhi ter proibido as exportações de quebrados e do grão branco não basmati em julho, provocando uma subida dos preços globais.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores, a produção de arroz deverá cair 8,8%, para 123,8 milhões de toneladas métricas, no ano agrícola até junho, enquanto a produção de trigo poderá cair para 112 milhões de toneladas, face aos 114 milhões de toneladas do ano anterior.
A redução da produção de arroz levanta a possibilidade de o governo do primeiro-ministro Narendra Modi alargar as restrições às exportações de arroz para conter os preços dos alimentos antes das eleições gerais. O prolongamento das restrições à exportação poderia aumentar ainda mais os preços internacionais dos alimentos, dados os baixos estoques noutros países exportadores importantes, como a Tailândia, o Vietnã, o Paquistão e Mianmar.