Produção de arroz será 16% menor que o consumo, diz Conab
A safra de arroz, estimada em 11,2 milhões de toneladas, será 16% menor que o consumo, projetado pela Conab em 13 milhões de toneladas.
A produção de arroz no Brasil terá um recuo de 3,2%, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em boletim divulgado nesta quarta-feira (04). A safra de arroz, estimada em 11,2 milhões de toneladas, será 16% menor que o consumo, projetado pela Conab em 13 milhões de toneladas. O Rio Grande do Sul manteve a participação em 53,6% da produção nacional.
Os estoques de passagens para a próxima safra representam apenas 3% do consumo previsto para o ano de 2008, o que garante o abastecimento por 11 dias. A Conab revisou, ainda, os estoques anteriores, detectando 400 mil toneladas nas mãos dos produtores. Para o Estado, a Companhia projeta a produção de 6,01 milhões de toneladas e produtividade de 6.452 quilos por hectare.
O boletim estima, também, a importação de um milhão de toneladas e a exportação de 350 mil toneladas, durante o ano comercial, que vai de março de 2007 a fevereiro de 2008. A venda, ao exterior, do produto brasileiro não deverá ser afetada, já que o principal destino do arroz são os países africanos que consomem o cereal do tipo quebrado, diferente do padrão do consumo brasileiro.
Segundo o diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rubens Silveira, esta safra apresenta uma expectativa favorável para o produtor orízicola, com menor oferta, preços internacionais crescentes e recursos disponíveis para a comercialização.
– O preço da saca de arroz, com isso, deverá apresentar recuperação no segundo semestre – afirma Silveira.