Produção de arroz tailandês deve cair
(Por Planeta Arroz, Bangkok Post) Os agricultores colhem arroz nos campos. As exportações de arroz durante os primeiros sete meses deste ano totalizaram 2,54 milhões de toneladas, com um
valor de 40,8 mil milhões de baht (USD 1 = 36,41 THB), um ganho de 51,8% em termos anuais.
A produção de arroz tailandês deverá cair em 871.000 toneladas de arroz em casca, uma queda de 3,27%, para 25,8 milhões de toneladas, para a temporada de colheita 2023-24, atribuída principalmente ao fenômeno climático El Niño, de acordo com a última previsão do Escritório de
Economia Agrícola em Ministério da Agricultura e Cooperativas.
Tantita Bunyamaneekul, secretária-geral adjunta do Departamento de Economia Agrícola, disse que a área de cultivo de arroz do país para o ano agrícola de 2023-24 totalizou 62,4 milhões de rai (0,16 hectare), uma diminuição de 602.000 rai ou 0,96% em relação ao ano anterior.
A área colhida está estimada em 59,6 milhões de rai, uma redução de 316 mil rai ou 0,53% em relação ao ano anterior.
O declínio na área de cultivo foi atribuído a mudanças nas condições climáticas, levando ao atraso das chuvas. A precipitação deverá ser menor neste ano-safra do que no ano passado, de acordo com o Departamento Meteorológico.
De meados de junho a meados de julho deste ano, houve um défice de precipitação, causando escassez de água na agricultura, especialmente em zonas secas não irrigadas. Isto fez com que alguns agricultores deixassem os seus campos em pousio, enquanto outros só podiam plantar arroz uma vez. A produtividade por rai também caiu devido à baixa pluviosidade. Além disso, havia risco de doenças e infestações de pragas, como brusone do arroz e tripes do arroz, levando a um declínio na produção nacional de arroz, disse o departamento.
Os preços aumentaram constantemente para o arroz em casca aromático tailandês hom mali, glutinoso e com teor de umidade de 15% desde o início de 2022. Nos primeiros nove meses deste ano, o preço médio do arroz em casca tailandês hom mali foi em média de 14.226 baht por tonelada, um aumento de 13,3% em relação ao ano anterior; O arroz com teor de umidade de 15% foi em média 10.499 baht por tonelada, um ganho de 20,6%; e o arroz glutinoso teve uma média de 11.657 baht por tonelada, um aumento de 27,7%.
As exportações de arroz tailandês nos primeiros sete meses deste ano aumentaram tanto em quantidade como em valor em comparação com o mesmo período de 2022.
As exportações de arroz atingiram 2,54 milhões de toneladas no período, um aumento de 30,2% em relação ao ano anterior, com um valor de exportação de 40,8 bilhões de baht, um aumento de 51,8%.
As exportações de arroz glutinoso também aumentaram, especialmente em termos de valor de exportação, totalizando 3,34 mil milhões de baht, um aumento de 14,1% em termos anuais. Tantita atribuiu o aumento dos preços internos do arroz principalmente às crescentes preocupações sobre o fenómeno climático El Niño, que pode ter um impacto negativo na produção de arroz.
Além disso, a redução na produção de arroz na China, combinada com restrições às exportações da Índia, o maior exportador do mundo, criou oportunidades para a Tailândia aumentar as exportações de arroz, disse ela.