Produção de arroz teve forte retração na safra 2005/06, diz Conab
A crise de preços que segue atingindo alguns produtos agrícolas contribuiu para a queda.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem (11) o último levantamento da safra de grãos 2005/06. Segundo a estimativa, o arroz foi a segunda cultura que teve maior retração, à frente apenas do algodão. A crise de preços que segue atingindo alguns produtos agrícolas contribuiu para a queda.
Em comparação com a safra passada, houve redução de 23,7% na área plantada de arroz, enquanto o Rio Grande do Sul diminuiu apenas 3%. Já a produtividade fechou em 3.875 kg/ha, em média, no país. Os rendimentos gaúchos foram os segundo maiores do Brasil, atrás apenas de Santa Catarina: 6.610 kg/ha.
De acordo com o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, os resultados da safra colocam o Estado como maior produtor de arroz.
– Nos últimos três anos implementamos o Programa Arroz RS e a produtividade da lavoura gaúcha deu um salto de mais mil quilos por hectare – afirmou.
A produção arrozeira teve retração de 12,5% e, segundo a Conab, atingiu 11.579,2 toneladas, 12% abaixo da projeção do consumo no Brasil.