Programa de Solo e Água é apresentado na Semana Arrozeira

Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul afirmou que a proposta é de longo prazo.

O Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, promovido pelas secretarias da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Educação do Rio Grande do Sul, foi apresentado pelo secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, na noite desta terça-feira durante a nona edição da Semana Arrozeira, organizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete. O objetivo do plano, que também conta com o apoio de entidades do setor, é de coordenar, incentivar, apoiar e imprimir visibilidade a ações integradas com instituições públicas e privadas para implementação de uma agricultura conservacionista para melhoria da produtividade, produção e rentabilidade agrícola.

De acordo com o secretário, a ideia é também de estabelecer programas, diretrizes e instrumentos para a proteção e a conservação da qualidade do solo e da água. Polo apresentou avanços que a proposta criada no ano passado já vem conquistando. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro a criar um planejamento conservacionista. "Queremos deixar um legado para as futuras gerações. Temos muitos multiplicadores que estão passando a mensagem da necessidade de cuidados com o solo e a água", afirmou.

O secretário da Agricultura ressaltou o trabalho que também está sendo desenvolvido nas escolas de modo a mostrar a importância do assunto às futuras gerações. Os técnicos estão corrigindo e aprimorando junto aos agricultores sistemas de produção de forma a contribuir para a manutenção do solo. Polo explicou que o programa se trata de um projeto de estado. "Os governos passam mas a necessidade dos cuidados com o solo e a água para a agricultura continuam. Quando constituímos o programa deixamos claro que o objetivo é fazer um trabalho a longo prazo", observou. 

O evento é organizado pela Associação de Arrozeiros de Alegrete e Unipampa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter