Projeto Marca foi destaque no seminário de Rosário do Sul (RS)

Marca é a sigla do projeto que trata do conjunto de ações para o Manejo Racional da Cultura do Arroz. A proposta é atingir rentabilidade eficaz na orizicultura
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A Associação dos Arrozeiros de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul, promoveu na sexta-feira e no sábado o 3º Seminário do Agronegócio. Segundo um dos organizadores do evento, Júlio Braga, cerca de 900 produtores rurais participaram das palestras, que enfocaram sete temas principais.

Segundo Júlio Braga, esta foi a edição mais dinâmica de todos os seminários promovidos pela associação. “O agronegócio deve ser discutido com responsabilidade para preparar tecnicamente a cadeia produtiva, pois é este setor de economia que carrega o Brasil nas costas”, comentou Julio Braga, que considerou alcançadas todas as metas programadas.

O arroz foi o último tema em debate e um dos destaques foi a apresentação do Projeto Marca, desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado, de Pelotas. O Marca é a sigla do projeto que trata do conjunto de ações para o Manejo Racional da Cultura do Arroz (Marca). A proposta é desenvolver um sistema de produção aplicando regras de transferência de tecnologia para atingir rentabilidade eficaz na orizicultura.

O Marca ainda está ganhando sua formatação final e deverá selecionar até o mês de setembro os 10 produtores de arroz que participaram do primeiro ano da aplicação de técnicas elencadas no projeto. O pesquisados Algenor Gomes, que apresentou a teoria do Marca em Rosário do Sul, ressaltou que os resultados dependem fundamentalmente dos trabalho dos produtores.

Além da cultura do arroz, estiveram em debate no 3º Seminário do Agronegócio, em Rosário do Sul, os temas ligados a fruticultura, água, soja, agronegócio como prioridade na Metade Sul do Rio Grande do Sul, financiamento e fomento e a integração da agricultura e pecuária.

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