Qual diferença têm arroz jasmim e basmati?

 Qual diferença têm arroz jasmim e basmati?

(Por Planeta Arroz) O arroz é um alimento excelente do ponto de vista nutricional e, também, versátil na cozinha. No Brasil, o pilar da alimentação saudável. Mas, aos poucos o consumidor brasileiro está descobrindo que há diferentes tipos do grão, que podem agregar variedade aos pratos do cotidiano ou evento especial, ou mesmo na reprodução da culinária típica de diferentes países e regiões.

Um dos casos muito comuns, é a confusão entre os aromáticos.

Por exemplo, embora ambos sejam aromáticos, o arroz jasmim e o arroz basmati não são exatamente iguais?

Embora o arroz jasmim e o basmati pareçam semelhantes, suas texturas e sabores são muito diferentes.

O jasmim é um arroz de grão longo dos países do Sudeste Asiático, como Tailândia e Vietnã. Ele vem em várias cores, como vermelho, branco, marrom e preto, mas o branco é o mais popular. Depois de cozido, o jasmim tem uma textura mais macia e amilácea, com um sabor mais floral.

O arroz basmati também é um arroz de grão longo cultivado no Paquistão, na Índia e no Himalaia. Este arroz vem nas cores marrom ou branco. Tem um sabor muito mais lembrando o da noz do que o arroz de jasmim e tem uma textura mais firme e ligeiramente mais seca.

Embora os arrozes jasmim e basmati possam ser usados para qualquer refeição deliciosa, combiná-los com pratos específicos certamente pode fazer a diferença. O jasmim geralmente é servido com comida tailandesa, como sopas ou batatas fritas. Como o arroz basmati é um grão mais seco, pode absorver molhos saborosos, por isso é excelente quando combinado com caril indiano.

Quando seco, o jasmim e o basmati parecem quase idênticos. Mas uma vez cozidos, eles têm aparência e sabores completamente diferentes.

Então, que tal buscar uma receita de com cada um dos tipos de arroz aromático para surpreender seus convidados ou mesmo a sua família?

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter