Querência do Norte festeja o arroz (PR)

Município responde por 25% da produção do estado; cultura representa a maior fonte de movimentação do comércio local..

Mais que o status de a maior fonte econômica do município, durante esta semana o arroz está na boca do povo de Querência do Norte (113 km de Paranavaí). Desde o último domingo, não há na cidade outro assunto ou programação que não seja a Festa do Arroz, este ano em sua 26 edição, e que se encerra amanhã, com um missa em ação de graças, almoço com pratos típicos, show de prêmios e apresentações com artistas regionais.

– É a maior festa da região – afirma a prefeita Rozinei Raggiotto Oliveira (PMDB).

Faixas, cartazes, adesivos nos carros. Não há como passar despercebida. O evento, conta o chefe do escritório da Emater, o técnico agropecuário Jadir Francisco dos Santos, começou como uma confraternização de encerramento do encontro de produtores, em 1978. Quatro anos depois, por insistência do pároco da cidade, na época padre Chico, a festa foi aberta à participação da população.

Entre as atividades da semana, a expectativa é com a eleição da Rainha da Festa, ocorrida na quinta à noite, e a Gincana dos Produtores. Diversas modalidades envolvem a participação exclusiva de produtores ou trabalhadores rurais. Na segunda-feira a equipe da FOLHA RURAL acompanhou o encerramento dos campeonatos de futebol suíço, truco (entre mulheres) e canastra, além da prova surpresa, que este ano exigiu o conhecimento de personagens dos desenhos animados. Quatro equipes competem nas diversas modalidades da gincana que se encerra hoje, às 14h30, na praça da Matriz. As quatro equipes participantes são nomeadas pelas principais atividades agrícolas do município: arroz, mandioca, leite e os pescadores.

Na programação de eventos técnicos o destaque é para o 30º Encontro de Rizicultores, programado para hoje. As questões do meio ambiente e da bovinocultura leiteira já reuniram os representantes das cadeias na quarta e quinta-feira, respectivamente.

Entre os quitutes que estão sendo degustados nas barracas, o arroz está em tudo, desde os pratos salgados até a sobremesa.

– Tudo acompanhado de um bom churrasco – frisa a prefeita.

O mais famoso é o Arroz Ochentchê, escolhido como o prato típico da cidade num concurso em 2005. O nome do prato é uma homenagem às duas “nações” que colonizaram o município: nordestinos e gaúchos.

ARROZ OCHENTCHE
Receita para 300 pessoas

Ingredientes:
30 kg de arroz para risoto
4 kg de queijo parmesão ralado
20 galinhas caipiras (para o caldo e aproveitar a carne para o molho do risoto)

15 kg de sobre-coxa (sem pele e desossada)

1 kg de banha
6 kg de cebola
3 punhados de alho
1 colher de pimenta
1 caixa (gde) de caldo de galinha
colorau a gosto
Modo de preparar:
Colocar a banha em uma panela grande e fritar as cebolas picadas, adicionar o alho picado. Quando estiverem dourados acrescentar a pimenta e, na sequência, pôr as sobre-coxas picadas. Cozinhar bem. Em outra panela preparar o caldo com as galinhas caipiras, desfiando a carne quando estiver bem cozida. Junte à panela do risoto a carne desfiada, o colorau e o caldo. Incorpore o arroz, os tabletes de caldo de galinha mexendo sempre para não grudar. Cozinhar por 20 minutos ou até que o arroz fique bem molinho. Para servir coloque por cima o queijo ralado.

Obs. Não colocar temperos verdes.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter