Razões para comemorar

 Razões para comemorar

Missões empresariais: abrindo caminhos para o arroz brasileiro no mundo

Apesar das dificuldades,
Brasil mantém sua presença
no comércio internacional

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 Mesmo com dificuldades para as exportações em 2016, com o real mais valorizado do que em 2015 e a quebra de safra no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional e mais de 95% das exportações, bons resultados podem ser comemorados pelo projeto Brazilian Rice, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias do Arroz (Abiarroz) com o apoio da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Dois casos de sucesso destacados pelo gerente do programa, Gustavo Ludwig, são Peru e Estados Unidos. “Ambos mercados-alvo das ações do Brazilian Rice. De janeiro a junho de 2016, as compras de arroz brasileiro pelo Peru cresceram 22,2% em dólares e 39,3% em volume em comparação a 2015. Já as importações dos Estados Unidos foram ainda maiores, registrando alta de 128% em dólares e 324% em toneladas”, registra o dirigente.

Ludwig frisa que a indústria arrozeira passa por uma série de desafios em 2016, mas sua pauta de promoção no comércio internacional se mantém intensa. “O arroz brasileiro é cada vez mais conhecido no mundo e estamos com uma agenda estratégica lotada, dirigida aos maiores eventos internacionais, para colocar cada vez mais o produto nacional no cenário dos negócios globais”, acrescenta o gerente do Brazilian Rice.

Conforme Gustavo Ludwig, as ações contemplam a presença das empresas brasileiras nas principais feiras mundiais de alimentos, estudos de mercado e a vinda de compradores internacionais ao Brasil, entre outras. “Este é um trabalho iniciado em 2013 que tem mostrado resultados importantes”, destaca. Segundo dados da Apex-Brasil, em 2015 as empresas apoiadas pelo Brazilian Rice tiveram desempenho 58% melhor em crescimento de exportações dos produtos contemplados pelo projeto (arroz beneficiado) no comparativo com companhias que não participam da iniciativa. A desconcentração de destinos – um dos objetivos do Brazilian Rice – teve desempenho 26% superior para as empresas participantes do projeto em relação às não participantes.

AGENDA DO BRAZILIAN RICE
Americas Food and Beverage
Show & Conference

– 26 a 27 de setembro
– Miami – Estados Unidos
– 3 empresas
Expoalimentaria
– 28 a 30 de setembro
– Lima – Peru
– 10 empresas
Espacio Food & Service
– 27 a 29 de setembro
– Santiago – Chile
– 3 empresas
Sial Food Business
– 16 a 20 de outubro
– Paris – França
– 5 empresas
Projeto Comprador
– Rodadas de negócio com seis importadores internacionais no Rio Grande do Sul
Produção de estudos de mercado  
– Colômbia e México

Fonte: Brazilian Rice

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