Referência nacional
Cachoeira do Sul terá Feira Nacional do Arroz de 28 de maio a 2 de junho
A Capital Nacional do Arroz, Cachoeira do Sul, espera cerca de 40 mil pessoas, entre expositores, produtores e público em geral, para a 24ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), que acontecerá entre os dias 28 de maio e 2 de junho de 2024. Na última edição, a feira alcançou público de 36,3 mil pessoas e comercialização de R$ 550 milhões, com uma elevação de 3,7% sobre 2019, a última antes da pandemia. Ainda assim, o resultado foi considerado satisfatório pela época, pré-anúncio do Plano Safra, as incertezas econômicas e políticas e o setor saindo da terceira safra seguida com seca e quebras expressivas e de uma das lavouras com custo de produção mais alto da história.
Para o presidente Tomaz Santa Cruz Arbelo Neto, a consolidação do evento em seu novo formato, como uma multifeira do agronegócio, tem sido um fator fundamental para o seu crescimento. Ele explicou que Cachoeira é considerada a Capital Nacional do Arroz pelo seu pioneirismo na mecanização e em sistemas de irrigação da lavoura, mas que hoje o município e a região são muito diversificados.
“São 24 mil hectares de rizicultura no município, mas a expansão da soja, que chegou a 110 mil hectares, 13 mil apenas em terras baixas, 10 mil hectares de milho, uma forte safra de inverno, a pecuária mais intensiva, que nos põe entre os grandes rebanhos gaúchos, e a pujança de setores como a fruticultura, que tem no município o maior produtor de noz-pecã do país e um dos maiores processadores em azeite de oliva e em área de florestas cultivadas, nos obrigou a uma diversificação dos temas para absorver também os interesses destas cadeias produtivas”, relatou.
EXPOSITORES
Até 1º de fevereiro, a Comissão Executiva da Fenarroz já contava com 80% dos espaços comercializados, sendo que a praça de alimentação chegou a 100%. “A procura tem sido grande por causa da organização e do movimento do último ano. Muitos expositores já fecham contrato para três, cinco anos”, comemorou o presidente. Segundo ele, conscientes da situação de preços mais baixos na comercialização dos grãos, os valores das áreas foram mantidos bem acessíveis. “Queremos comemorar o resultado de nossos expositores. Fazemos a feira para eles e para os produtores”, afirmou.
ATRAÇÕES
Entre as atrações já confirmadas para a 24ª Fenarroz, estão intervenções de inovação e tecnologia, interação com startups, a visitação ao Memorial Nacional do Arroz, com um acervo de milhares de peças e arquivos sobre a produção do grão, e seminários técnicos do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), sobre turismo rural e a mulher no agronegócio, além do tradicional Seminário Brasileiro da Noz-Pecã. A Feira da Agricultura Familiar também é sempre uma importante atração. “Mas teremos também muitos lançamentos, tecnologias, reuniões setoriais e muito arroz no prato”, resumiu Arbelo Neto.