Rio Grande do Sul ultrapassa 12% de área semeada

 Rio Grande do Sul ultrapassa 12% de área semeada

(Por AgroDados/Planeta Arroz) O Rio Grande do Sul já superou os 12% de semeadura na área que é projetada para a cultura do arroz em 2022/23. A informação foi divulgada nesta segunda-feira e indica que já foram semeados 106,6 mil hectares (12,36%) de um total previsto em 862.498 hectares para esta temporada. A região mais adiantada é a Fronteira Oeste, com 59,3 mil hectares semeados, o equivalente a 22,85% sobre o total previsto, seguida da Zona Sul, com 26,5 mil hectares, ou 19% da superfície projetada.

As regiões mais atrasadas são a Região Central, que recém ultrapassou 2,2 mil hectares, ou 1,9% da lavoura arrozeira que deve formar neste ciclo, enquanto a Planície Costeira Interna está um pouquinho menos atrasada, concluindo o semeio de 4,2 mil hectares. A Região Central é, tradicionalmente, aquela que planta mais tarde a lavoura. Uma das razões é o fato de ser a zona arrozeira mais antiga do estado, e uma das mais antigas do país, o que requer um manejo prévio muito eficiente para controlar plantas daninhas.

É hábito dos rizicultores desta região, por exemplo, esperar a brotação de duas a três camadas de arroz vermelho do banco de sementes para realizar o controle mecânico ou químico. O ciclo de chuvas na região, que tem muitos rios, também contribui para o atraso.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter