Ritmo de queda do preço do arroz desacelera no mercado interno
Novos dados apontam para crescimento da disponibilidade interna de arroz nesta temporada — Foto: Arquivo/Governo do RS
Nesta terça-feira (15/4), o indicador Cepea/Irga-RS registrou a cotação de R$ 76,30 a saca de 50 quilos, uma queda acumulada de 1,29% desde o início de abril.
De modo geral, levantamentos do Cepea mostram que a liquidez segue baixa, diante do recuo de compradores, que enfrentam dificuldade no repasse de preços do casca para o beneficiado.
Produtores também continuam retraídos do spot, seja pelo descontentamento com as cotações, seja por voltarem suas atenções aos trabalhos de campo.
Agentes consultados pelo Cepea demonstram expectativa de maiores demandas internacionais em meio ao cenário atual de taxações dos EUA, o que pode impulsionar a busca pelo cereal brasileiro.
De acordo com o relatório de março da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de arroz em casca na safra 2024/25 está estimada em 12,14 milhões de toneladas, 14,75% superior à da temporada 2023/24. Com importações estáveis, em 1,4 milhão de toneladas, a disponibilidade interna (incluindo estoques, produção e importação) deve somar 14 milhões de toneladas, aumento de 13,77% sobre a safra passada.