Rodada de Negócios atrai importadores internacionais

A maioria dos importadores está no Brasil pela primeira vez.

Desde ontem, a comissão organizadora da Expoarroz está envolvida com representantes de mais de 15 países interessados na comercialização do arroz brasileiro. A comitiva deslocou-se para Porto Alegre onde recepcionou o grupo vindo de lugares como Panamá, Peru, Turquia, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Suiça, África do Sul, São Tomé e Príncipe e Uruguai. Pela manhã, começou a vinda para Pelotas com paradas e visitas a unidades de beneficiamentos de arroz localizadas na BR-116. A maioria dos importadores está no Brasil pela primeira vez.

Na industria Camil, a comitiva foi recebida pelo diretor da unidade no Rio Grande do Sul, André Ziglia, que fez uma apresentação da empresa e mostrou dados referentes à comercialização de arroz no Brasil e para exportação, além de enaltecer a importância do evento para o mercado externo. “Já existem muitas novas tecnologias voltadas para a produção, a Expoarroz é uma forma de ganhar espaço e atrair importadores apresentando o produto brasileiro”, disse. Para ele, não existe outra forma de garantir mercado senão pela exportação, já que o mercado interno está saturado. Na oportunidade, os visitantes acompanharam todos os procedimentos que passa o arroz dentro da fábrica.

A segunda parada foi na empresa Nelson Wendt, onde foi mostrado um vídeo institucional e foram abordadas questões como a situação atual do arroz no Estado. “O Rio Grande do Sul acabou de colher sua maior safra. São nove milhões de toneladas, isso significa que o nosso
estado produz dois terços de todo o arroz consumido no Brasil”, disse o diretor, Jones Wendt. Para ele, a realização da Expoarroz é uma grande oportunidade de fazer contato direto com o importador, facilitando o acesso ao mercado externo.

O almoço foi realizado em Pelotas e à tarde o grupo dirigiu-se ao Tecom Rio Grande. A visita foi guiada pela coordenadora de marketing, Marina Vidal, e foram apresentados dados atualizados como a capacidade de operação para o arroz. O destaque foi quanto a movimentação de containers deste ano ser 50% maior com relação ao mesmo período do ano passado.

A Rodada de Negócios acontece hoje, a partir das 8 horas, no Centro de Eventos, local onde até sexta-feira está sendo realizada a Expoarroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter