Rodada de Negócios é atração na Expoarroz

 Rodada de Negócios é atração na Expoarroz

Cerca de 15 países interessados enviaram representantes ao evento

O desenvolvimento de imagem setorial e empresarial faz parte do Projeto de Internacionalização do Arroz Brasileiro.

A rodada de negócios foi uma das atrações do segundo dia da Expoarroz que ocorre até 19 de abril no Centro de Eventos de Pelotas. Grande sucesso nas edições de 2009, 2010 e 2011, novamente teve um papel estratégico. Compradores de diversos países, bolsas de mercadorias, trading companies, fornecedores de arroz e seus derivados se encontraram para a realização de grandes negócios sob a coordenação da Agência Brasileira de Promoção do Investimento (Apex).

De acordo com o presidente do Irga, Claudio Pereira, é estratégico aproveitar um evento do porte da Expoarroz para divulgar o arroz produzido no Estado no mercado internacional. "O Brasil sempre foi um pais importador e estamos revertendo este quadro e isto demonstra que estamos no caminho certo. Atividades como esta ajudam a impulsionar a comercialização, criar oportunidades e apresentar novos mercados para a indústria".

O desenvolvimento de imagem setorial e empresarial faz parte do Projeto de Internacionalização do Arroz Brasileiro. Além das ações de inteligência e promoção comercial que também foram debatidas durante o encontro. A rodada desta edição foi a primeira ação do projeto de exportação de arroz que foi aprovado em parceria com a Abiarroz e Apex. África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Chile, Cuba, Espanha, Jordânia, Peru e Nigéria são alguns dos países importadores que participaram, afirmou o coordenador do projeto, André Anele.

“As exportações de arroz são importantes, pois ampliam o mercado consumidor, contribuem na sustentação de preços do mercado doméstico, na redução da volatidade nos preços internos do arroz em casca e na dinamização da cadeia orizícola”, conclui Anele.

O evento simultâneo a Expoarroz é um projeto da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e da Agência brasileira de promoção de exportações e investimentos (ApexBrasil) com apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Governo do Estado, Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Sul (CIN), Sistema Fiergs, Sebrae e Bolsa Continental de Mercadorias.

Promoção de Internacionalização do Arroz Brasileiro:

Em 2012 foi assinado um convênio que prevê um investimento de R$ 2,6 milhões nas ações do Projeto (que contempla as parcerias Apex-Brasil/Abiarroz e Abiarroz/Irga) com o objetivo de promover comercialmente o arroz e seus derivados no mercado internacional e de desenvolver a indústria do arroz.

A parceria específica entre a Abiarroz e o Irga terá recursos da ordem de R$ 1,3 milhão para promover o desenvolvimento da indústria do arroz. Os recursos serão aplicados em ações de capacitação empresarial e de certificações internacionais, beneficiando o parque tecnológico de produção de arroz, que se concentram principalmente nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

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