Rodada Internacional de Negócios movimenta a orizicultura

II Expoarroz recebe ação do Sebrae/RS e espera cerca de R$ 250 milhões em negócios .

O Sebrae/RS apoia o desenvolvimento da agroindústria gaúcha, investindo em oportunidades de negócios e capacitação para as MPEs e empreendedores. Durante a II Expoarroz 2011, que acontece de 10 a 13 de maio, das 14h às 22h, em Pelotas, a instituição promove a 3ª Rodada Internacional de Negócios, focada no setor orizícola. A rodada acontece desde a primeira edição da Expoarroz, em 2009.

O arroz é um dos setores mais importantes do Rio Grande do Sul. É responsável pela geração de emprego e renda no campo e nos pequenos negócios que dão suporte à produção, beneficiamento e comercialização. “Quando a produção de grãos no Estado vai bem os setores de indústria, comércio e serviços também se beneficiam”, observa Rosani Boeira Ribeiro, gerente do Escritório Regional Sul do Sebrae/RS.

A gerente explica que o RS é o celeiro nacional do arroz, e a Região Sul é a principal produtora do Brasil. Do grão se produz uma diversidade de produtos, como a farinha de arroz, leite em pó e farelo. O arroz é matéria-prima para alimentos em geral. “Foram cultivados mais de 1 milhão de hectares na safra 2010/11 no Estado. A expectativa de produtividade média está em 7,7 toneladas por hectare, e a produção colhida é de 8,6 milhões de toneladas”, completa Rosani.

O cenário do setor no Estado e a abrangência internacional da Expoarroz propiciam a realização da Rodada Internacional de Negócios nos três dias da exposição, que envolve todos os elos da cadeia produtiva e também favorece as visitas técnicas às unidades produtivas e aos centros de pesquisa. Além da rodada e das visitas, o Sebrae/RS colocará à disposição dos visitantes e expositores, um estande onde técnicos da entidade fornecerão materiais informativos sobre esta e outras ações que a entidade desenvolve no setor da agroindústria.

Para participar, basta fazer o credenciamento online, através do site http://www.expoarroz.com.br, na opção participe. O acesso à Expoarroz 2011 será permitido apenas para pessoas credenciadas. São esperadas mais de 15 mil pessoas do setor orizícola de todo o Estado. A programação da Rodada Internacional de Negócios, para os três dias, está disponível no mesmo site.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter