Rumo à Embrapa
29ª Abertura da Colheita
em Capão do Leão (RS)
.
De 20 a 22 de fevereiro de 2019 a Estação Experimental de Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), receberá a 29ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento é promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e tem lançamento no dia 27 de agosto, na Casa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), na 41ª Expointer, em Esteio. Será a primeira vez que a Embrapa sediará a abertura oficial.
O tema da edição será “Matriz produtiva: atividade diversificada, renda ampliada”. Clenio Pillon, chefe-geral da unidade, destaca a importância de sediar um dos maiores eventos mundiais da cultura. “Nosso compromisso é fazer a melhor e maior Abertura da Colheita do Arroz de todos os tempos”. Ainda enfatiza que a empresa tem muito a contribuir com a cadeia produtiva e a Abertura da Colheita pelo fato de trabalhar com uma agenda robusta em inovação tecnológica para o setor.
Segundo o pesquisador Giovani Theisen, da Embrapa, além do arroz, a soja também terá destaque pela importância que vem ganhando no ambiente arrozeiro nas últimas safras. “As duas culturas ocuparão superfície muito similar na área demonstrativa”, afirma. Entre as novidades está uma vitrina tecnológica voltada à integração lavoura-pecuária em terras baixas, com a demonstração de inovações em genética de forrageiras e manejo da drenagem. Estas vitrinas se tornarão áreas permanentes na ETB para dar suporte às ações de transferência de tecnologia programadas pela Embrapa.
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, frisa que a escolha da zona sul foi estratégica por estar junto do maior polo de industrialização e exportação de arroz da América Latina e, também, pelas instituições de ensino e pesquisa voltadas à qualificação da orizicultura, que ampliará o leque de opções no programa oficial e atividades paralelas.
FIQUE DE OLHO
Santa Catarina vai realizar a 1ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no dia 6 de fevereiro. A iniciativa é das entidades ligadas ao setor, como Cooperja, Epagri, Brazil Rice, Secretaria Estadual da Agricultura e da Pesca, Sindarroz-SC, Acapsa, Câmara Setorial do Arroz, Faesc e Fetaesc. O evento acontecerá juntamente com o 15º Dia de Campo Demonstrativo Cooperja (em 6 e 7 de fevereiro), em Jacinto Machado, no extremo sul catarinense. O secretário estadual da Agricultura e Pesca, Airton Spies, recebeu o convite e o pedido para incluir o acontecimento na agenda oficial do Estado. A Cooperja vai comemorar 50 anos em 2019.