Sábado é dia de arroz carreteiro do Irga na 41ª Expointer

 Sábado é dia de arroz carreteiro do Irga na 41ª Expointer

Uma fila se formou em frente à Casa do Irga no ano passado para a degustação do arroz carreteiro

Distribuição será na Casa do Irga e visa atender produtores e visitantes.

Como já é tradição na Expointer, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) oferecerá degustação de arroz carreteiro, neste sábado (dia 1º), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Quem passar pela casa da autarquia por volta do meio-dia de sábado poderá saborear o carreteiro gratuitamente. A promoção consta na programação oficial da 41ª Expointer e faz parte das atividades do Provarroz, programa do Irga que busca conscientizar a população sobre a importância do consumo do cereal.

O arroz carreteiro é típico do Rio Grande do Sul. O nome está relacionado aos transportadores de carga que se locomoviam pelo Estado em carretas puxadas por bois. O prato se difundiu pelos pampas graças à facilidade de seu preparo. Para os carreteiros, era prático e rápido cozinhar o arroz com charque picado. Também aproveitavam sobras de churrasco para elaborar o prato, diante das dificuldades para acondicionar os alimentos durante as longas viagens.

Trata-se de um prato, além de muito saboroso, rico em proteínas e que utiliza na receita o arroz, um cereal fundamental para uma alimentação saudável. O arroz é alimento rico em carboidratos, fontes importantes de energia para nosso organismo e que ajudam a manter a integridade funcional do tecido nervoso, desenvolver e restaurar tecidos e manter as funções vitais. O arroz regula o funcionamento do intestino, bem como reduz o risco de câncer sobre esse órgão. Auxilia ainda na prevenção de doenças do sistema digestivo e cardiovasculares.

O carreteiro será elaborado pela equipe de Gastronomia do Instituto e começará a ser servido por volta das 12 horas. A expectativa deste ano é de servir mais de 700 porções de carreteiro. A Casa do Irga no Parque Assis Brasil fica em frente à Pista de Equinos, entre os portões 5 e 6.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter