São João do Polêsine promove de sexta a domingo a Festa do Arroz

“Reviver tradições e exportar alegria” é o tema da 49ª Festa Regional do Arroz, que se realiza de sexta-feira 14 a domingo que vem em São João do Polêsine, na região central do Rio Grande do Sul.

“Reviver tradições e exportar alegria” é o tema da 49ª Festa Regional do Arroz, que se realiza de sexta-feira 14 a domingo que vem em São João do Polêsine, na região central do Rio Grande do Sul. Segundo a prefeita da cidade, Valserina Bullegon Gassen, a expectativa é da presença de pelo menos cinco mil pessoas nas festividades. Segundo ela, a região, que é pioneira na produção de arroz irrigado no Brasil, nas imediações de Agudo, está comemorando uma grande safra.

A abertura oficial do evento acontece às 17h de sexta-feira, no salão paroquial. Logo após, a Emater/RS-Ascar promove o Seminário Regional sobre a Cultura do Arroz. O diretor administrativo da Emater/RS e coordenador do Programa Estadual de Fruticultura (Profruta/RS) participa da programação da Festa na manhã do domingo.

No seminário, estão previstas palestras sobre o sistema de produção Clearfield, com o agrônomo Athos Gadea, da Estação Experimental do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) de Cahoeirinha, e sobre licenciamento ambiental de áreas irrigadas, com o agrônomo Carlos Porto e o biólogo Cleber Spolavori, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

No sábado, às 15h, na Praça da Matriz, começa a corrida de tchá-tchá-tchá (carreta agrícola), com várias tarefas durante o percurso. A partir das 16horas, também na praça, acontece a exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, além da feira de artesanato e produtos coloniais, organizada pela Emater/RS-Ascar.

A missa festiva em ação de graças pela colheita, às 10h, abre a programação da festa no domingo. No salão paroquial, o almoço, com pratos típicos da gastronomia italiana, promove a integração da população.

Às 14h, acontece o lançamento do livro “Senza ritorno a emigração italiana no Brasil”, de Cátia Dalmolin. Logo após, inicia-se o desfile comemorativo, destacando a cultura do arroz. Cerca de 18 carros alegóricos, incluindo o da Emater/RS-Ascar, retratam o dia-a-dia do colono e o cultivo do grão.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter