Seagro visita Embrapa em Goiânia para revitalizar cultura do arroz no Estado
O encontro, que terá a participação de diversas Instituições, presidentes de cooperativas e produtores do Tocantins, começará a partir das 8h, e às 14h, será realizada uma visita às unidades da Embrapa.
Definir um pacote de ações para revitalizar a cultura do arroz no estado do Tocantins. Este é o principal objetivo da Reunião que acontecerá nesta quarta-feira, dia 13, na Embrapa Arroz e Feijão, localizada na cidade de Goiânia GO. O encontro, que terá a participação de diversas Instituições, presidentes de cooperativas e produtores do Tocantins, começará a partir das 8h, e às 14h, será realizada uma visita às unidades da Embrapa.
Na região de Formoso e do Vale do Araguaia (várzeas), área produtora de arroz no Tocantins, os agricultores têm enfrentado a brusone (doença que ataca a plantação/nome científico Pyricularia Grisea), reduzindo a produção e a rentabilidade da cultura. Tal fato tem desestimulado os produtores. Diante disso, as instituições ligadas à área estão unindo forças para resolver o problema, pesquisando toda a cadeia produtiva do arroz.
Segundo Ricardo Pires, diretor de Desenvolvimento Rural da Seagro Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a reunião definirá as ações de pesquisas, de transferência de tecnologias para os produtores, as responsabilidades pela execução das atividades de revitalização e a estratégia de formação de um fundo financeiro para as ações.
– Além da definição das ações, vamos trocar experiências com os pesquisadores de Goiânia também. Isto servirá como uma capacitação – explica o diretor.
PARCEIROS
Além da Seagro, o Ruraltins, a Embrapa Cerrados, a Unitins Agro, a Universidade Federal do Tocantins, os produtores, e a Embrapa Arroz e Feijão estão envolvidos com a causa.