Semeadura do arroz chega a 5,8 mil hectares no RS
Foto: Robispierre Giuliani/Planeta Arroz
(Por Irga) Seguindo o cronograma de semeadura de Arroz no Rio Grande do Sul, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) vem realizando o acompanhamento dos índices já semeados nas seis regiões arrozeiras de todo Estado do Rio Grande do Sul.
Ao todo, já foram semeados 5.800 hectares, o que representa 0,63% da área da intenção para a safra 2025/2026, e um avanço significativo sobre a semana anterior.
A primeira região a iniciar a semeadura foi a Planície Costeira Interna, que já registra 3.083 hectares semeados, em especial pelo sistema de cultivo pré-germinado.
Outra regiões também já apresentam os primeiros dados de plantio da safra 2025/26, sendo 229 hectares já semeados na Região Central gaúcha, a mais atingida pelas enchentes de 2024, e 732 hectares na Planície Costeira Externa à Lagoa dos Patos, além de outros 1.756 ha, na Região Zona Sul.
Segundo levantamento realizado por parte das equipes dos 37 Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (NATE´s), divididos nas seis regiões arrozeiras do Estado gaúcho, que realizam o monitoramento da produção e avanço da safra, para a safra 2025/2026, é prevista uma redução de 5,17% em comparação ao registrado na temporada 2024/2025.
“Com o início da semeadura em linha, integrado a semeadura no sistema pré-germinado que já estava em andamento desde a primeira quinzena de setembro, abre-se uma boa janela de semeadura no Estado que será importante para os resultados aos produtores e também ao fomento de toda a cadeia orizícola do Rio Grande do Sul”, afirma o gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) do Irga, o agrônomo Luiz Fernando Siqueira.




2 Comentários
Cairam 150 mm hj na fronteira-oeste! Quero ver quando o pessoal vai entrar nas lavouras agora prá plantar!!!
Apenas corrigindo a informação anterior, as chuvas já ultrapassam os 200 mm em Alegrete e arredores! As enchentes de São Miguel chegaram cedo nesse ano… Tudo indica que o plantio ocorrerá fora da janela, pelo menos em áreas baixas… Dificilmente teremos colheita em Fevereiro do ano que vem!!! Esse pessoal que se adiantaram na planta, muito provavelmente terão que replantar as áreas… A chuvarada leva tudo embora. Gostaria de saber se o Paraguai vai manter área, reduzir ou aumentar!