Seminário aborda sustentabilidade da lavoura em Pelotas

De acordo com o coordenador regional do Irga de Pelotas, Marcos Fernandes, o seminário é organizado a partir de reuniões que aconteceram ao longo de três anos, com a busca de informações para aumentar a produtividade.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove nesta quinta-feira (28), o 1º Seminário “Sustentabilidade da lavoura arrozeira da Zona Sul”, a partir das 08h30, no Parque do Sesi, na Avenida Bento Gonçalves, 4825, próximo a rodoviária de Pelotas.O evento tem como objetivo a difusão de tecnologias e a troca de experiências. A expectativa é que mais de cem pessoas compareçam ao local.

De acordo com o coordenador regional do Irga de Pelotas, Marcos Fernandes, o seminário é organizado a partir de reuniões que aconteceram ao longo de três anos, com a busca de informações para aumentar a produtividade. O agrônomo ressalta a importância de buscar um conjunto de ações para melhorar a gestão da lavoura. “Não basta só aumentar a produtividade, mas ter um planejamento e melhorar a gestão”, destacou.

A programação traz experiências e estratégias de produtores que tiveram sucesso em suas lavouras, além de promover as principais tecnologias para a próxima safra. A apresentação dos resultados da safra 2010/11 de Pelotas será realizada pela engenheira agrônoma da Fundação Irga, Vera Borges, e o coordenador regional apresentará os resultados da safra da Zona Sul.

O assessor técnico do Irga, Sérgio Lopes, falará sobre as demandas da pesquisa, extensão e política setorial da cadeia produtiva do arroz. O assessor e integrante da política setorial do Irga, João Felix também discorrerá sobre o assunto.

A partir das 10h45, o diretor técnico da autarquia, Valmir Menezes, será o moderador da mesa redonda que abordará a "Sustentabilidade da lavoura orizícola na região sul do Estado: estratégias para superar a crise". Em seguida, o presidente do Irga, Claudio Pereira, destacará os cenários da orizicultura no Rio Grande do Sul e as perspectivas futuras.
Os produtores Frederico Costa, de Rio Grande, e Carlos Iribarrem de Capão do Leão, apontarão suas experiências com importantes depoimentos. O engenheiro agrônomo e produtor Márcio Silveira, de Santa Vitória do Palmar, também falará sobre as estratégias e tecnologias utilizadas na sua lavoura.

No período da tarde, a partir das 14 horas, a Somar Meteorologia, será a responsável pela apresentação de um prognóstico climático para safra 2011/12. O encontro destacará, ainda, as boas práticas de gestão e sucesso das propriedades rurais, ministradas pelo técnico do Sebrae, Rogério Bastos. As novas cultivares serão apresentadas pela engenheira agrônoma da Estação Experimental do Arroz de Cachoeirinha, Mara Lopes. Nesse contexto, os arrozeiros poderão conferir as principais características das cultivares IRGA 426, IRGA 427 e IRGA 428.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter