Seminário do Arroz aborda Produção e Exportação em Pelotas

 Seminário do Arroz aborda Produção e Exportação em Pelotas

Produtores e dirigentes debatem mercado e safra

O diretor técnico do Irga, Valmir Menezes, ressaltou que o cenário para a safra 2010/11 será favorável. Segundo ele, a lavoura gaúcha terá a maior área da história do RS e com o La Niña teremos maiores produtividades.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com a Associação Rural de Pelotas reuniu cerca de 100 produtores para discutir questões sobre “Produção, Exportação e Estoques de Arroz: Uma estratégia de Segurança Alimentar”, nessa quinta-feira (7), durante a 84ª Expofeira de Agronegócio, Indústria e Comércio, na Casa da Amizade, no Parque do Sindicato Rural de Pelotas. O encontro contou com a presença de representantes de entidades ligadas ao setor, conselheiros do Irga, técnicos, agrônomos e agricultores. 25 mil hectares de áreas cultivadas com arroz estavam representados na reunião.

Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, é fundamental a integração de todas as áreas do setor orizícola para discutir os avanços da lavoura de arroz. “Temos que ter um plano estratégico para trabalhar em conjunto com a indústria. Precisamos ser competitivos no mercado. E, para isso, devemos buscar a integração e a desoneração do custo de produção”, destacou.

O diretor técnico do Irga, Valmir Menezes, ressaltou que o cenário para a safra 2010/11 será favorável. “A lavoura gaúcha terá a maior área da história do RS e com o La Niña teremos maiores produtividades”, afirmou.

Na parte da manhã, o conselheiro do Irga, representante do município de Capão do Leão, Carlos Alberto Iribarren, palestrou sobre “Velocidade e logística de plantio”. O arrozeiro alertou a importância da semeadura na época correta. Ele começou a semear no dia 6 de outubro e afirmou que as mudanças devem ser realizadas aos poucos na lavoura.

Sobre o manejo de irrigação, o proprietário da Granja Quero-Quero, Ricardo Gonçalves, afirmou que os treinamentos para aguadores devem ser intensificados. O conselheiro do Irga, representante do município de Rio Grande, Frederico Costa, falou sobre Gestão de Recursos. O arrozeiro relatou sua trajetória para conseguir melhores resultados em sua lavoura e apresentou as estratégias utilizadas para superar as dificuldades. Costa obteve melhorias em seu negócio com a adoção de técnicas preconizadas pelo Projeto 10, investimentos em produção de sementes, capacidade em gestão e a realização de um conjunto de ações em parceria com entidades do setor e propriedades rurais.

O trailler do Irga estava no evento para divulgar o arroz. Sob a coordenação da nutricionista do Instituto, Lilian Berwanger Deon, a Equipe de Nutrição serviu produtos feitos com arroz aos participantes do Seminário e aos visitantes do estande. Os produtores degustaram pizza de arroz, arroz com leite, bolo de laranja feito com farinha de arroz e branquinho de arroz.

Na parte da tarde, o Seminário teve a presença da senadora eleita Ana Amélia Lemos que assistiu a palestra “Reintegro na Exportação de Arroz: Uma compensação inteligente”, ministrada pelo diretor comercial do Irga, Rubens Silveira. Ana Amélia destacou a necessidade da criação de mecanismos de comercialização envolvendo Brasil, Uruguai e Argentina para que não haja uma concorrência desleal entre os três países. A senadora eleita elogiou o trabalho do Irga nos 70 anos de serviços dedicados ao desenvolvimento da orizicultura. Ana Amélia atua há 40 anos como jornalista na área do agronegócio e garantiu atender as propostas apresentadas pelo setor.

O diretor e coordenador da Comissão de Arroz da Farsul, Francisco Schardong, enfatizou “que a saída é a exportação e o consumo”, ao se referir sobre os problemas do setor. “Os participantes da cadeia devem trabalhar em conjunto para criar uma Campanha Nacional para incentivar o aumento do consumo”, salientou.

Participaram do Seminário, o presidente da Associação Rural de Pelotas, Ricardo Irigon Vinhas, o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Pelotas, Eugênio Passos Schröder e o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf. O evento foi promovido pelo Irga, Associação Rural e Associação de Engenheiros Agrônomos de Pelotas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter