Sorriso deve plantar até 10 mil hectares de arroz nesta safra
A exigência de menos investimentos nas lavouras também favorece o plantio do cereal.
A área destinada ao plantio de arroz deve ter um crescimento considerável nesta safra, em Sorriso. O município, que lidera a produção de soja no país, também deve investir na cultura, com perspectiva de melhora nos preços na próxima colheita. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Nelson Picoli, cerca de 10 mil hectares devem ser destinados ao cultivo do arroz.
Os problemas enfrentados por grande parte do setor em conseguir créditos para aquisição de insumos, fez com que alguns agricultores reduzissem o plantio de soja em suas propriedades. A queda da área plantada deve chegar a 15% no município. Pelo menos 5% deve ser destinado ao cultivo do arroz. É o que estima o sindicato da classe.
– Muitos produtores vão voltar ao arroz – enfatizou o presidente.
A exigência de menos investimentos nas lavouras também favorece o plantio do cereal. Picoli destaca que a cultura tem mais resistência à pragas e doenças, exigindo menos tecnologias nas plantações. Os baixos estoques de arroz no Estado também podem ser favoráveis para o setor. As indústrias apontam que a falta do produto no mercado deve equalizar a oferta e demanda dentro da indústria e garantir bons preços ao produtor na próxima colheita.
O plantio de arroz na região é feito em duas etapas. A primeira começa este mês, com o início das chuvas. Mas a maioria dos produtores deixam para plantar no final do mês de novembro e início de dezembro, considerado mais favorável, é o que explicou o presidente.