Startup de Rio Grande lança solução tecnológica para monitorar irrigação

 Startup de Rio Grande lança solução tecnológica para monitorar irrigação

Monitoramento da irrigação tem nova tecnologia (Foto: Robispierre Giuliani/Planeta Arroz)

(Por Sabrina Ortácio) Baseada nos modernos conceitos da Agricultura 4.0, a startup Green Next, de Rio Grande (RS), está lançando no mercado uma solução tecnológica inovadora para aumentar a produtividade da fazenda. O ecossistema do Hydra é formado por uma plataforma digital, um aplicativo que funciona offline e uma rede de sensores instalados na lavoura, que geram informações de monitoramento, custo e eficiência produtiva no processo de irrigação.

“Queremos nos tornar referência nacional a partir do setor de arroz”, revela Lucas Cardoso, CEO da Green Next, que no primeiro semestre recebeu meio milhão de reais em investimentos realizados entre a aceleradora Ventiur e uma empresa do setor privado, para garantir a expansão da startup no setor de agronegócios.

Ele explica que a cada 30 minutos o sistema capta dados de equipamentos instalados nos canais de irrigação (Hydra NVL) que ficam disponíveis na plataforma e aplicativo para o produtor. Por lá, ainda é possível obter informações de monitoramento de bombas, bem como uma estimativa de custo/diária dos levantes (estações de bomba). A cobertura é de mais de 12km de transmissão sem fio, com utilização de baterias internas que garantem o funcionamento durante todo o período de safra.

“Com esses dados em mãos, o produtor pode tomar decisões mais assertivas de economia de energia elétrica, água e nutrientes do solo, além de comparar resultados de safras anteriores e planejar com antecedência gastos futuros”, explica o CEO da Green Next.

Para saber mais: www.greennext.com.br

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Receba nossa newsletter