Stephanes mostra plano de controle de resíduos

Para isso, o PNCRC define o número de amostras de produtos a serem coletadas para análise laboratorial, de acordo com as normas internacionais de segurança e qualidade.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, apresentou neste sábado (13) ao público internacional, na feira de Anuga, na cidade alemã de Colônia, o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes.

Stephanes participou da abertura da feira e visitou o pavilhão brasileiro. Ainda hoje, na feira, o ministro encontra-se com o vice-Ministro da Agricultura da Alemanha, Gerd Müller, e, em seguida, reúne-se com representantes da Associação Holandesa de Importadores de Carne.

Controle de resíduos

Para dar o máximo de segurança aos consumidores, o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) é atualizado anualmente e segue todas as normas dos organismos internacionais, como Codex Alimentarius e Organização Mundial de Saúde (OMS), além de atender aos requisitos dos mais exigentes mercados do mundo.

O plano prevê o acompanhamento das cadeias produtivas do agronegócio, por meio de um sistema oficial de análises, capaz de identificar não-conformidades e fazer correções necessárias. Para isso, o PNCRC define o número de amostras de produtos a serem coletadas para análise laboratorial, de acordo com as normas internacionais de segurança e qualidade.

À nova versão do plano, que entrou em vigor em 2007, foram acrescidos cem novos grupos de medicamentos para análise. O plano monitora carnes bovina, eqüina, suína e de ave, além de leite, mel e ovos. Novas espécies animais, como avestruzes e coelhos, terão seus monitoramentos iniciados ainda este ano.

Os produtos vegetais já monitorados pelo PNCRC são maçã, mamão papaya, amendoim e castanha-do-Brasil. Soja e derivados, café, açúcar, milho e derivados, frutas e sucos, vinhos, legumes e verduras, trigo e derivados, feijão e arroz também terão seus monitoramentos iniciados até dezembro.

Para garantir a confiabilidade das análises, o Mapa tem investido no aparelhamento dos onze laboratórios da rede que participam do programa, no treinamento e aperfeiçoamento de técnicos e na qualidade das análises. Até o final do ano, a previsão é realizar 35 mil análises, tanto de produtos de origem vegetal quanto animal.

Feira de alimentos

A feira de Anuga, realizada bienalmente há 50 anos, é a maior feira da Alemanha e é considerada a mais importante do mundo para o setor de alimentos. Este ano, a participação brasileira adota o slogan “Brasil. One country, Many flavours!” (Um país, muitos sabores!), e reúne 150 empresas, número 50% superior ao de 2005, um recorde de participação.

Entre os setores representados, estão sucos, biscoitos, laticínios, vinhos, carnes e café. São esperados seis mil expositores de mais de 100 países e 160 mil visitantes nos cinco dias de feira. A Anuga termina dia 17 de outubro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter