Sucesso, Tecnologia e Inovação: Foram destaques na 21ª Edição do Campo Agroacelerador da Cooperja

 Sucesso, Tecnologia e Inovação: Foram destaques na 21ª Edição do Campo Agroacelerador da Cooperja

(Por Aline Somariva) Mais uma edição para entrar para a história! O 21º Campo Agroacelerador da COOPERJA recebeu mais de 5 mil visitantes ao longo de três dias, impulsionando não apenas o setor agropecuário, mas também áreas como hotelaria e gastronomia da região. Com o apoio do SESCOOP/SC, a programação foi diversificada, atendendo a diferentes públicos e oferecendo uma experiência completa aos participantes.

O evento movimentou cerca de R$ 35 milhões em negócios, um marco significativo, além de contar com um número recorde de expositores. Entre as novidades desta edição, destacou-se a Cooperja Store, uma loja com produtos exclusivos da cooperativa, reforçando a identidade e qualidade da marca. Outra atração inovadora foi o estúdio da Rádio CDC, com uma programação especial diretamente do parque, trazendo informações, dicas, programação do evento e muita música.

Destaques da Programação

Na manhã de quinta-feira (6), primeiro dia do evento, aconteceu a abertura oficial da colheita da pitaia em Santa Catarina. Autoridades, produtores e especialistas destacaram as ótimas expectativas para a safra, que promete ser promissora.

No mesmo dia, o presidente da COOPERJA/OCESC, Vanir Zanatta, recebeu o secretário da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Valdir Colatto, além da deputada federal Geovania de Sá, o deputado estadual José Milton Scheffer e demais autoridades municipais, estaduais e regionais, que participaram da solenidade de boas-vindas.

Já na sexta-feira (7), o evento contou com a presença do renomado Dado Schneider, mestre e doutor em Comunicação, criador da marca Claro e um dos palestrantes mais requisitados do país. Em sua apresentação, abordou temas como Geração Z no mercado de trabalho, adaptação às novas tecnologias e inovação.

No sábado (8), foi a vez de Leandro Benincá, consultor e educador financeiro, professor e palestrante, que trouxe ao público a palestra “Educação financeira: Aprenda a enriquecer”. Logo depois, pais e alunos se reuniram para a formatura da 3ª turma do programa COOPERJA do Amanhã Jovens, um dos projetos de destaque da cooperativa.

Com os principais obtentores de genética em arroz foram apresentados os materiais de lançamentos na cultura como, cultivares ORYZA, nova cultivar OS 902 CL da ORYZA&SOY, IRGA 426 CL e a nova cultivar da EPAGRI SCS 127 CL. Durante o evento foi realizado dinâmica de tecnologia de drones de aplicação na cultura da banana, dinâmica de cães de pastoreio, e palestras no seguimento da pecuária.

Durante todo o evento, os visitantes puderam conferir exposições de máquinas e equipamentos, veículos, produtos da agricultura familiar, dinâmicas com animais e lançamentos de novas tecnologias. O tema central desta edição foi “Multicultura: despertar para a rentabilidade”, reforçando a importância da inovação no setor agropecuário.

Agradecimento e Próxima Edição

O gerente do campo, Jian Izidro de Borba, destacou o empenho e a dedicação de todos os envolvidos na realização do evento:

“Tivemos dias espetaculares, com um clima favorável que ajudou os produtores a realizarem seus manejos e colheita. Agradecemos a presença dos visitantes e o apoio dos 125 expositores, que foram fundamentais para o sucesso desta edição. Nos vemos novamente na 22ª edição, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2026. Boa colheita a todos!”

Outro momento aguardado do evento foi o sorteio da promoção dos 55 anos da Cooperja, que premiou ao cooperado Emerson Leivy Leonardo de Turvo/SC uma moto 0 km e outro com um vale-compras de R$ 1.000,00 saiu para cliente Rosani V. Apolinário dos Santos de Jacinto Machado/SC.

Com uma programação diversificada e inovadora, o 21º Campo Agroacelerador conseguiu atender a todos os públicos, desde visitantes urbanos e rurais, cooperados, famílias, produtores, técnicos, estudantes, pesquisadores e autoridades.

Para o presidente Vanir Zanatta, o evento atingiu as expectativas e se consolidou, mais uma vez, como um dos maiores encontros do agronegócio da região.

“Sempre nos preocupamos com o futuro, mas sem esquecer de valorizar o passado. A cada edição, buscamos superar a anterior, trazendo mais expositores, mais pesquisadores e mais profissionais do agro para oferecer as respostas que nossos cooperados e visitantes procuram. No entanto, como diz o ditado, ‘a vaca não dá leite’, e o campo também não ensina quem não busca conhecimento. É preciso ter curiosidade para aprender, pois ninguém sabe tudo. Somos eternos aprendizes. O mundo está em constante transformação, e as tecnologias evoluem, se modernizam e tornam o trabalho mais eficiente”, destaca Zanatta.

O presidente agradece ainda todas as pessoas que nos visitaram o campo nos três dias. “Vocês são nossa inspiração para melhorar ainda mais a 22ª edição. Muito obrigado”.

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter