Sustentabilidade na produção de arroz no bioma Pampa terá painéis na Abertura da Colheita do Arroz
(Por Ieda Risco) Com o tema deste ano focado na produção de alimentos no Bioma Pampa, a 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas debaterá o compromisso ambiental com a sustentabilidade daquela região. Será no dia 19 de fevereiro, às 10h30min, dentro do Seminário Gestão. Promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), a Abertura da Colheita será realizada na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).
Diretor executivo e jurídico da Federarroz, Anderson Belloli será o mediador do Painel de Gestão que contará com Domingos Velho Lopes, Eduardo Condorelli e Guilherme Velten Júnior. Belloli afirma que entre os objetivos está debater o potencial comercial do Pampa, em vista à qualidade do que é produzido no Bioma. “Ao mesmo tempo, não poderíamos deixar de enfatizar que cada vez mais é fundamental levarmos aos produtores informações para que possam equacionar as questões relativas à sustentabilidade e seus pilares: econômico, social e ambiental, ou seja, precisamos produzir com responsabilidade”, ponderou. O gestor diz ainda que o evento busca orientar o produtor sobre como atingir esses objetivos, buscar lucratividade, produzir e maximizar a sua rentabilidade, de uma forma que não fira qualquer tipo de regra ambiental.
A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas acontece de 18 a 20 de fevereiro. O evento é uma realização da Federarroz e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além do Patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Pelo site colheitadoarroz.com.br podem ser buscadas mais informações bem como realizar inscrições que são gratuitas.