Tapes e Federarroz vão promover Abertura do Plantio da Safra de Arroz

Evento foi lançado ontem à noite, na Farsul, e tem objetivo de comprometer as autoridades políticas e assegurar a liberação de recursos para a comercialização da safra, frente à uma realidade de excedentes no Mercosul.

Ocorreu ontem à noite, na Farsul, o lançamento da 1ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, evento que acontece no dia 25 de setembro, em Tapes, na Zona Sul do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma inovação da Federarroz, que nesta safra realizará duas festas: a tradicional abertura da colheita está marcada para 27 de fevereiro, na propriedade do presidente da entidade, Valter Pötter, em Dom Pedrito. A expectativa dos arrozeiros é contar com a presença do presidente Lula e do ministro Roberto Rodrigues.

O objetivo do novo evento, em setembro, é traçar condições de venda do grão a serem anunciadas na abertura da colheita, em fevereiro, em D. Pedrito. “Lá o produtor já está colhendo, com o produto na mão, e ainda não sabe o que vai acontecer”, disse o presidente do Sindicato Rural de Tapes, Luiz Carlos Chemale.

O secretário da Agricultura e Abastecimento do RS, Odacir Klein, compareceu ao lançamento da 1ª Abertura Oficial do Plantio de Arroz e deu seu apoio à inciativa. O Rio Grande do Sul é responsável por 50% da produção brasileira do cereal, tendo colhido 6,3 milhões de toneladas na safra 2003/2004.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter