Tecnologia inovadora para sistema de arroz irrigado

 Tecnologia inovadora para sistema de arroz irrigado

Mais eficiência no uso da água com pivô central.

Um projeto desenvolvido por arrozeiros gaúchos vem ganhando reconhecimento internacional por contribuir de forma extraordinária para o uso eficiente da água na agricultura. A tecnologia denominada pivô central, aplicada ao sistema de arroz irrigado, começou a ser testada há nove anos em uma propriedade de Uruguaiana, na fronteira-oeste do estado. A experiência demonstrou ser possível obter uma economia de mais de 50% no uso da água na lavoura, se comparada ao sistema tradicional de irrigação por inundação. 

Werner Arns, principal produtor da região, é pioneiro na implantação desta técnica, juntamente com o agrônomo da empresa, Herbert Arns. Eles iniciaram o projeto em 1999, na Granja Águas Claras, com um pequeno pivô central de apenas três hectares, obtendo uma produtividade muito semelhante à obtida nas áreas cultivadas com a inundação contínua. Além de reduzir a quantidade de água, a experiência também mostrou ser possível viabilizar a rotação de culturas. O sucesso da operação levou Werner a investir no sistema e ampliar a área do pivô para 270 hectares, com uma produtividade semelhante ao sistema convencional. 

Werner Arns, que além de produtor é administrador rural e conselheiro do Irga, em Uruguaiana, explica que as variedades recomendadas ao cultivo sob a irrigação mecanizada com o uso de pivôs centrais são as que possuem alto vigor, boa resistência a doenças fúngicas e com ciclo médio de 130 dias. Ele faz a rotação com grãos, plantando trigo e aveia no inverno e soja e sorgo (que auxilia na descompactação do solo) no verão, o que possibilita duas colheitas ao ano. Apesar do investimento elevado, devido à compra dos aspersores (pivô central), o produtor garante que o sistema, uma vez instalado, reduz os custos com a lavoura em até 25%.

 

Iniciativa recebe reconhecimento internacional

O projeto desenvolvido na Granja Águas Claras pelos Arns chamou a atenção da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que têm acompanhado este trabalho. Em dezembro do ano passado, Werner e Herbert foram contemplados com o Prêmio Watsave 2007, reconhecido internacionalmente e conferido pela Comissão Internacional de Irrigação e Drenagem (Icid), em congresso da Califórnia (EUA), com indicação da Abid. 

Eles receberam o prêmio das mãos da governadora Yeda Crusius e do secretário de Irrigação, Rogério Porto, em uma solenidade realizada no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre, no dia 19 de dezembro de 2007. O reconhecimento internacional está fazendo outros produtores do estado adotarem esta tecnologia e injetando um novo gás à recém-criada Secretaria da Irrigação, cujas metas e projetos nesta área – por sinal, uma das prioridades do Governo Yeda – ainda estão atrasados.

 

RiceTec aumenta investimento em tecnologia em 2008

A RiceTec Sementes, empresa pioneira em híbridos de arroz nas Américas, investirá ainda mais em tecnologia em 2008. A empresa desenvolveu um novo híbrido para comercialização e está finalizando o test marketing em outro produto. 

O novo híbrido desenvolvido é o Apsa CL, quarto produto da companhia que agrega a tecnologia Clearfield, disponibilizada pela Basf, para o controle de arroz vermelho e preto. É uma semente de ciclo precoce, adaptada para zonas temperadas. 

Os resultados da última safra mostram que o novo híbrido, além de apresentar baixos níveis de fitotoxicidade ao herbicida do sistema, tem como principal característica a alta qualidade industrial e de cocção. 

Em março, a RiceTec estará finalizando o test marketing do Ecco, híbrido desenvolvido para terras altas. Além de todos os benefícios dos produtos RiceTec, o Ecco possui como diferencial sua alta produtividade sobre a variedade mais utilizada neste mercado. O novo híbrido será inserido no conceito de rotação de cultura, minimizando problemas de pragas e doenças, bem como alternativa para renovação de pastagens. 
 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter